Home » Sociedade, Todas as notícias » População de Taboão cresce acima da média e SEADE prevê quase 350 mil habitantes em 2050

População de Taboão cresce acima da média e SEADE prevê quase 350 mil habitantes em 2050

Direto da redação

As projeções populacionais da Fundação Seade, ligada ao Governo do Estado de São Paulo, prevê que a população taboanense vai continuar crescendo sistematicamente e deve chegar em 2050 a 348,5 mil habitantes. Na última medição de outro instituto, o IBGE, divulgada no fim de agosto deste ano, Taboão da Serra tinha 279.634 moradores.

Vista aérea de Taboão da Serra. (Foto: W. Raeder)

Vista aérea de Taboão da Serra. (Foto: W. Raeder)

Com apenas 20,38 km², o município assumiu a liderança de cidade mais populosa do país ao ultrapassar São João de Meriti (RJ) e Diadema (SP), que no Censo de 2010 tinham as maiores densidades demográfica, respectivamente. Em Taboão são 13.715 pessoas por km². Diadema tem 13.597 e São João 13.075.

A taxa de crescimento populacional de Taboão da Serra ficou em 1,65% de 2016 para 2017 enquanto os municípios que eram mais populosos no início da década ficaram bem abaixo. Diadema cresceu apenas 0,65% e São João de Meriti teve um recuo de 0,02%.

Uma das justificativas para um crescimento ainda tão intenso no município está ligada ao processo de verticalização iniciado com mais força nos últimos 20 anos. Apesar de ainda faltar muitos anos, esse período será importante para que os governantes atuais e futuros – e a sociedade organizada – consigam melhorar e criar novos serviços públicos como escolas e hospitais, além reorganizar o serviço de transportes para que o colapso no trânsito não se torne irreversível.

Entrada do município com maior densidade populacional do país. Em Taboão da Serra, são mais de 13,7 mil habitantes por km².

Entrada do município com maior densidade populacional do país. Em Taboão da Serra, são mais de 13,7 mil habitantes por km².

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online