Home » Todas as notícias » Por inclusão das pessoas com deficiência, Câmara aprova criação do mês Setembro Verde

Por inclusão das pessoas com deficiência, Câmara aprova criação do mês Setembro Verde

Por Allan dos Reis, no Jardim Helena

A Câmara de Taboão da Serra aprovou nesta terça-feira (13) o projeto de lei de autoria do vereador Ronaldo Onishi (SD) que institui no município o “Setembro Verde”, para celebrar o mês da Inclusão da Pessoa com Deficiência. De acordo com o Censo 2010, 23,9% da população brasileira apresentava algum tipo de deficiência (visual, auditiva, motora e mental ou intelectual).

O autor da lei, votada em regime de urgência especial, explica a importância de inlcuir no calendário oficial da cidade. A luta por esse tipo de inclusão, aliás, tem o apoio da Organização das Nações Unidas (Onu).

Ronaldo Onishi é autor da lei que criou o mês "Setembro Verde" em Taboão da Serra.

Ronaldo Onishi é autor da lei que criou o mês “Setembro Verde” em Taboão da Serra.

“É o mês da luta da pessoa com deficiência porque dia 21 de setembro é o ‘Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência’. E o verde foi escolhido. Nós teremos ações, palestras, assim como temos a semana do autismo, nós queremos construir uma sociedade mais inclusiva”, diz Onishi.

Ele completa que a luta por inclusão precisa ser feita de forma séria e reconheceu que os governos – em todos os níveis – investem aquém do necessário. “As famílias se sentem desamparadas. Por mais que o poder público faça e atue, em ambito nacional, estadual ou municipal, ainda é pouco, falta recursos, mecanismos, amparo, remédios, falta as vezes questões mínimas. E essa é a nossa luta”, completou.

O projeto vai para sanção (ou não) do prefeito, que depois precisa regulamentar a lei.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online