Home » Sociedade, Todas as notícias » Prefeito de Taboão nomeia coordenador da igualdade racial; militantes protestam

Prefeito de Taboão nomeia coordenador da igualdade racial; militantes protestam

Por Allan dos Reis, da Redação

Antonio Carlos Sousa Santos é o novo coordenador da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) de Taboão da Serra

Antonio Carlos Sousa Santos é o novo coordenador da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) de Taboão da Serra

O prefeito Fernando Fernandes nomeou no final de agosto Antonio Carlos Sousa Santos, mais conhecido como Sousa, para comandar a Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) de Taboão da Serra. Porém, assim que souberam da nomeação, militantes do Conselho do Negro do município se puseram totalmente contra. Alguns deles tentaram impedir a nomeação.

O novo coordenador diz que deseja apenas trabalhar e promete lutar pela implantação de políticas públicas voltadas aos negros no município.

“O prefeito me incumbiu de fazer a política de inclusão racial. Nós queremos acompanhar a qualidade de políticas públicas e fazer políticas públicas voltadas à questão do negro. Me sinto muito honrado”, diz Sousa.

Já o presidente do Conegro, Hélvio Alaeste, criticou a nomeação e questionou o histórico do novo coordenador. Ele também afirma que o prefeito deveria consultar e informar o conselho.

“A questão não é ser contra. A questão é como nomeia uma pessoa sem ouvir as entidades negras deste município. Quais são os projetos que ele tem para nosso município? Tem ter respaldo das entidades negras do município e boa interlocução com pessoas. Definir quais são suas prioridade. Será que o Sousa irá cobrar do prefeito porque as políticas afirmativas não foram implementadas?”, critica Alaeste.

A Cepir tem como propósito a implementação de políticas públicas de ações afirmativas na cidade. As ações de intervenção da coordenadoria da promoção da igualdade racial se pautam na inclusão das etnias afrodescendentes, negros, indígenas, ciganas, palestinos e judeus e em ações diretas institucionais como controle social, cultura, educação, infraestrutura, saúde, segurança e justiça, terra, habitação e trabalho.

VOTO CONTRA

A rejeição ao nome do novo coordenador ganhou força durante a 3ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial em agosto em São Paulo. Sousa e mais um militante que representavam Taboão votaram contra o nome do taboanense Anderson Borba para participar da Conferência Nacional em Brasília. Ele escolheu um representante de Itapecerica da Serra.

Ele se defende. “Eu não votei contra. Eu pensei na região [do Conisud] e por isso não me sinto constrangido”, afirma.

2 Responses

  1. André disse:

    Iguadade racial? Não sabia que por ser negro ,sou diferente, ou sou?

  2. Johnny disse:

    Fernando Fernandes é um autêntico ditador, está instaurando uma dinastia em Taboão, nomeando parentes para secretarias, proibindo os jovens de andar de skate, desativou a ciclovia sem consulta prévia ferindo o plano diretor da cidade.
    Toda eleição ele se elege e elege sua esposa com o argumento do metrô e o povo cai como um patinho.
    Agora com o Bom Prato por aqui vai dar pão para o povo tolo, que já tem seu estádio com gama sintética. Ou seja, pão e circo pra todo mundo aqui.
    Enquanto isso tem muita grana sendo desviada de várias secretárias, mas que se dane, temos comida e futebol…

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online