Home » Política, Todas as notícias » Prefeito Fernando aceita desafio do Evilásio de “passar o Brasil a limpo” e ataca sua gestão

Prefeito Fernando aceita desafio do Evilásio de “passar o Brasil a limpo” e ataca sua gestão

Por Allan dos Reis, no Parque Assunção

O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) deu uma entrevista coletiva em seu gabinete na manhã desta segunda-feira (18) a alguns órgãos de imprensa para rebater um vídeo do ex-prefeito Evilásio Farias postado nas redes sociais durante o final de semana. Fernandes afirma que aceita o desafio do ex-mandatário de “passar o Brasil a limpo” e “acabar a corrupção de ponta a ponta”.

Prefeito Fernando Fernandes diz em coletiva que aceita desafio de "passar o Brasil a limpo" e ataca o ex-prefeito Evilásio Farias.

Prefeito Fernando Fernandes diz em coletiva que aceita desafio de “passar o Brasil a limpo” e ataca o ex-prefeito Evilásio Farias.

Antes de partir para o ataque, o prefeito rebateu as críticas de Evilásio em torno de sua esposa, a deputada estadual Analice Fernandes (PSDB), que segundo a revista Carta Capital, abriga em seu gabinete a concunhada do deputado Fernando Capez (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa e principal acusado de chefiar a máfia da merenda no Estado.

“O ex-prefeito Evilásio fez um vídeo onde ele diz, mais uma vez, querendo ligar a Analice ao episódio da merenda escolar com uma funcionária, que é do gabinete da vice-presidencia [posto hoje ocupado por ela] e não do gabinete dela. A Carta Capital fez uma reportagem e agora ele tenta envolver a Analice a funcionária e a Analice ao episódio da merenda”, rebateu Fernandes.

Que em seguida completou: “já que ele quer passar o Brasil a limpo e tem esse tipo de conduta, eu não tenho alternativa senão vir a imprensa local e mostrar o que acontece contra o [ex-] prefeito Evilásio”, disse.

Começou apontando falhas na empresa que geriu os prontos socorros do município, a Iacta Saúde, alvo de uma CPI na Câmara, e que – segundo Fernandes – deve ser obrigada a devolver mais de R$ 65 milhões. Depois ele citou outras supostas irregularidades que estão sendo investigadas na Justiça referente à coleta de lixo, feita pela empresa Viva Ambiental.

Ele relembrou o julgamento das contas da Prefeitura de Taboão da Serra de 2012, onde o conselheiro Dimas Eduardo Ribeiro aponta uma série de irregularidades, algumas delas graves, como despesas milionárias no último dia de mandato, falta de recolhimento de contribuições como PIS/PASEP e RPPS, além diferenças na contabilidade da Prefeitura.

O fato fez o TCE encaminhar cópias dos autos ao Gaeco, que é um grupo de atuação especial da Procuradoria Geral de Justiça, para apurar algumas irregularidades, incluindo uma diferença de R$ 12 milhões de saídas bancárias.

O último ponto destacado na entrevista é referente à desapropriação da Avenida Vida Nova, que é alvo de uma CPI na Câmara, e a nova administração da Prefeitura de Taboão da Serra entende que foi feita “de forma fraudulenta”. O mandatário isentou os milhares de cooperados “que não tem nada a ver com isso aqui. Foi uma atitude praticada pelo presidente da cooperativa e o prefeito Evilásio”, detalhou.

EVILÁSIO REBATE CRÍTICAS

O ex-prefeito Evilásio Farias conversou com o Taboão em Foco por telefone na manhã desta terça-feira (19) e respondeu as críticas do atual mandatário. Começou pela questão das contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas. “O Tribunal é um órgão político e todos são indicados pelo governador. A certa acomodação para punir quem não está em sintonia com eles. O tribunal não avalia resultado. A avaliação é política e que avaliar a minha gestão com o Fernando”, respondeu.

Um dos últimos atos de cordialidade entre os ex-prefeitos Evilásio e Fernando durante a votação nas eleições de 2014.

Um dos últimos atos de cordialidade entre os ex-prefeitos Evilásio e Fernando durante a votação nas eleições de 2014.

Questionado sobre os pontos mencionados no relatório, especialmente as falhas contábeis, ele se defendeu dizendo que “não entende de contabilidade” e que eram feitas por técnicos e pela empresa Conan.

Sobre o processo da Iacta Saúde, o ex-prefeito diz que a contratação ocorreu através de processo de licitação e que o atendimento era melhor que na atual gestão. “Reclamação na saúde existiu e sempre vai existir” ao comentar as críticas que também eram constantes em seu governo. Já no processo de desapropriação da via, alvo de uma CPI na Câmara, ele garante que “foi feita na mais absoluta normalidade”.

Por fim, Evilásio encerra dizendo que continua como pré-candidato a prefeito do município e que – apesar das condenações que o tornaria inelegível – vai disputar as eleições. Questionado se não seria barrado pela lei da Ficha Limpa, ele respondeu: por que o [Paulo] Maluf foi candidato a deputado federal?

Minutos após desligar o telefone, Evilásio retomou o contato com a reportagem para dizer que o atual prefeito tem dois processos na Justiça. Um a respeito da empresa de lixo na sua última gestão e o outro por ter anunciado – ainda na campanha eleitoral de 2012 – que contrataria a empresa SPDM para gerir os prontos socorros.

NOS JORNAIS

Outro alvo das críticas do prefeito Fernando Fernandes foi o jornalista e editor dos jornais Hoje Notícias e Folha do Taboão, Mário de Freitas, que em suas edições, incluindo as da semana passada faz uma série de críticas e denúncias contra o mesmo.

“A ira do Mário contra minha pessoa tem procedência. E está aqui. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. É uma ação que a Prefeitura promoveu contra ele por conta de uma série de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas de compra de serviços e materiais sem licitação pública [no período em que foi secretário de comunicação] produzindo prejuízo ao erário. […] que culminou com a indisposição de bens dele e do Luiz Antonio [ex-secretário]”, acusou Fernandes.

O prefeito afirma que os seus concorrentes não tem alternativa a não ser apelar com esse tipo de material por dois motivos. “É o modo operandis dele [Mário de Freitas]  e eles não tem alternativa”, diz.

Ao site O Taboanense, Freitas afirma que “não é verdade, nem conheço ele direito pra ter raiva dele. Quem leva pro lado pessoal é ele, ele nunca concedeu uma entrevista, nunca responde as minhas perguntas. Pessoalmente não tenho nada contra ele. As matérias que nós publicamos tem um espaço para que ele faça sua defesa. Ele não responde a mim, ele não responde a população”, respondeu.

 

One Response

  1. Renata Giovanni disse:

    O Evilásio está querendo ligar a deputada Analice à assessora fantasma parente do acusado em esquema de roubo de dinheiro de merenda do Governo do Estado de São Paulo? Que eu saiba ele só está divulgando uma reportagem feita pela conceituada revista Carta Capital. Esta reportagem é que está afirmando isso tudo.E ao que se sabe não foi o Evilásio que mandou publicar . Será então que a revista é mentirosa???

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online