Home » Região, Todas as notícias » Prefeito Ney Santos cancela aumento do IPTU 2018 após contribuintes denunciarem cobranças ‘astronômicas’

Prefeito Ney Santos cancela aumento do IPTU 2018 após contribuintes denunciarem cobranças ‘astronômicas’

Por Allan dos Reis, na sede da Prefeitura

O prefeito Ney Santos (PRB) anunciou em entrevista coletiva no fim da tarde desta sexta-feira (22) que o aumento do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) para o ano de 2018 está cancelado após a apuração de uma série de erros na medição, que elevou – abusivamente – o valor devido de muitos contribuintes.

Com isso, os contribuintes vão pagar o mesmo valor de 2017, acrescidos de apenas a inflação oficial dos últimos 12 meses, de 2,54%.

Com vereadores a sua volta, prefeito Ney Santos anuncia que aumento do IPTU 2018 está cancelado.

Com vereadores a sua volta, prefeito Ney Santos anuncia que aumento do IPTU 2018 está cancelado.

“Nós decidimos cancelar a cobrança de 2018. Os munícipes vão pagar com base de 2017. Cancelamos agora porque começa a vencer os IPTUs e para não cometer nenhum tipo de injustiça com a população, decidimos cancelar. Vamos ter um problema danado e ter que mandar outro carnê”, anuncia Santos.

Horas antes do cancelamento, o prefeito registrou um boletim de ocorrência contra a Saneproj Ambiental Ltda, empresa ficou responsável pela medição, para apurar “se não houve má fé”. Ele já havia aberto um processo administrativo no início da semana para apurar os erros. O contrato com a empresa é de R$ 1,244 milhão.

Uma das razões para as “irregularidades” teria sido as medições feitas por satélites e drones nas residências em que os proprietários não permitiram a entrada dos funcionários da empresa.

Desde que os carnês começaram a chegar aos contribuintes, muitos se assustaram com os valores e o caso ganhou dimensão nas ruas e nas redes sociais. Na quinta (21), mais de mil pessoas se reuniram em uma casa de show no município para organizar uma manifestação, para a próxima semana.

Ney Santos registrou Boletim de Ocorrência contra a empresa responsável pelo serviço de medição dos imóveis.

Ney Santos registrou Boletim de Ocorrência contra a empresa responsável pelo serviço de medição dos imóveis.

E A TAXA DO LIXO?

O prefeito Ney Santos também anunciou que vai revogar a cobrança da Taxa do Lixo criada por decreto para o ano de 2017, mas que já sofreu duas derrotas na Justiça e atualmente está suspensa. “A taxa do lixo de 2017 está sendo cancelada. Os vereadores vão fazer uma sessão [extraordinária] para cancelar”, diz.

Porém, a cobrança está mantida para o ano de 2018, já que a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei e a taxa virá junto com o carnê do IPTU. “Será calculado com base nos dados (dos imóveis) de 2017”, Ney Santos.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online