Home » Sociedade, Todas as notícias » Prefeitura de Taboão reinaugura maternidade com capacidade de 140 partos mensais

Prefeitura de Taboão reinaugura maternidade com capacidade de 140 partos mensais

Por Williana Lascaleia, no Jardim Record

A maternidade do Pronto Socorro da Antena foi reinaugurada na manhã desta segunda-feira, dia 16, após ficar fechada para reforma durante meses. Agora a unidade tem 16 leitos, sendo quatro de UTI neonatal. Vão trabalhar no local dois obstetras, um pediatra, um neonatologista e duas enfermeiras obstetrizes. Os partos começam a ser realizado a partir desta terça (17).

Prefeitura de Taboão da Serra reinaugura maternidade municipal. (Foto: Divulgação / PMTS)

Prefeitura de Taboão da Serra reinaugura maternidade municipal. (Foto: Divulgação / PMTS)

A maternidade e o pronto socorro possuem entradas separadas para que possam registrar momentos diferentes. Os 12 leitos atendem a população de Taboão já que antes eram 31 leitos, mas 2/3 eram para pacientes de municípios vizinhos.

Novos equipamentos da Maternidade Municipal do Antena

Novos equipamentos da Maternidade Municipal do Antena

“Nossa proposta é ter 12 leitos de maternidade, que é suficiente para a população de Taboão da Serra. Na região temos maternidade em Itapecerica [da Serra] para dar conta das munícipes de Itapecerica, temos maternidade de Embu, então está maternidade é para as munícipes do Taboão”, afirma a secretária de saúde Raquel Zaicaner.

A unidade, junto com o pronto socorro, que será gerida pela SPDM [Organização Social ligada a Escola Paulista de Medicina], e terá capacidade de realizar 144 partos por mês. A outra novidade será o programa Amor de Mãe, onde o recém-nascido será acompanhado nos 12 primeiros meses de vida, além de receber um enxoval ao nascer. Os partos de alta complexidade serão feitos no Hospital Geral de Pirajuçara.

O pronto socorro irá passar por reforma, assim terá 22 leitos médicos e mais 7 UTI para adultos. Este ano foi investido – segundo a prefeitura – 32% do orçamento municipal na área saúde e há na cidade, hoje, 117 médicos.

CONSTRUÇÃO DE NOVOS PRONTOS SOCORROS

Durante a inauguração o prefeito Fernando Fernandes afirmou vai inaugurar em 2014 três unidades básicas de saúde (UBS). Eles vão ficar nos bairros no Jardim Record, que está em construção, no Jardim das Oliveiras, que está em fase de licitação e a outra vai ficar no Parque Laguna, que ainda falta resolver questões burocráticas com a família Basile, dona da área.

“Construção é importante. O gasto maior é o custeio, que geralmente fica por conta da prefeitura. A gente precisa planejar porque esse custeio cai nas nossas costas, não tem problema, mas a gente precisa planejar”, afirma Fernandes. As UBS’s vão ser construídas com recursos do governo federal e do estado.

One Response

  1. Gomes disse:

    Inauguração ás pressas sem o mínimo para atender as pacientes, não possuem nem instrumentais para realização de partos cesáreo, uma vergonha politica a mais.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online