Prefeitura intensifica ensino na matemática com aula no Parque das Hortênsias

Por Charles Eliseu, da SeCom da PMTS

Com o objetivo de melhorar o aprendizado da matemática entre os alunos da rede municipal, a Secretaria de Educação de Taboão vem desenvolvendo uma série de programas durante o ano letivo, para que o ensino da matemática seja mais interessante e agradável para os alunos da educação infantil e ensino fundamental.

Uma mostra deste trabalho foi apresentada no Parque das Hortênsias. Chamado de “Matematicando no Parque”, a ação reuniu milhares de pessoas, entre pais, alunos e professores, que puderam acompanhar de perto um pouco mais do projeto, realizado desde 2013.

Prefeito Fernando Fernandes prestigiou o evento Matematicando no Parque das Hortênsias que reuniu as Escolas Municipais de Taboão (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)
Prefeito Fernando Fernandes prestigiou o evento Matematicando no Parque das Hortênsias que reuniu as Escolas Municipais de Taboão (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

O prefeito Fernando Fernandes, que participou do evento, falou da importância da iniciativa. “Hoje nós estamos presenciando várias maneiras muito lúdicas e estimulantes de aprender a matemática. O bom disso tudo é que essas técnicas de ensino estão sendo desenvolvidas no dia-a-dia das escolas”, ressaltou.

O secretário de Educação, João Medeiros, explicou os objetivos da ação. “O projeto Matematicando visa melhorar o ensino da matemática nas escolas municipais, através de programas e ferramentas como o Khan Academy e o MindLab. É fundamental que a população conheça este trabalho, e que as escolas compartilhem entre elas o que cada uma produziu e como as crianças lidam com os jogos e projetos desenvolvidos”, disse.

Umas das ferramentas utilizadas na rede municipal para instigar os alunos a descobrir um novo mundo por trás dos números é o Khan Academy, um sistema de aprendizado gratuito que está disponível em uma plataforma digital, onde as aulas e as atividades são divididas por assuntos e série escolar, outro programa que está sendo desenvolvido é MindLab, de origem israelense, que utilizam jogos de tabuleiro para desenvolver, tanto o raciocínio lógico dos alunos, como também, habilidades para a vida.

Escolas da rede fizeram apresentações musicais e atividades voltadas ao raciocínio lógico, tais como músicas com jogos de palavras e números, jogos de xadrez ampliado, jogo da velha ampliado, caça ao tesouro, alvo da multiplicação, jogo da memória, entre outros.

Sonia Silva, moradora do Jardim Saint Moritz, e mãe dos pequenos Gustavo e Eduardo, que estudam no Heitor Vila Lobos contou que os filhos gostaram muito de poder brincar e aprender ao mesmo tempo. “Eu achei muito legal o trabalho de incentivar as crianças a aprenderem matemática. Eu tenho percebido que meus filhos estão cada vez mais interessados”, explicou.

Além do prefeito Fernando Fernandes, estiveram no evento o vice-prefeito e secretário de Cultura, Laércio Lopes, o secretário de Educação, João Medeiros, a secretária de Assistência Social, Arlete Silva, os vereadores Cido da Yafarma, Ronaldo Onishi, Carlinhos do Leme e Joice Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.