Home » Região, Todas as notícias » Professores protestam na prefeitura de Embu após Chico Brito anunciar atraso de salários

Professores protestam na prefeitura de Embu após Chico Brito anunciar atraso de salários

Por Williana Lascaleia, em Embu das Artes

Nesta sexta-feira, dia 30, cerca de 300 professores municipais de Embu das Artes manifestaram em frente ao prédio da Prefeitura contra o atraso no pagamento dos funcionários públicos do município, que agora ocorre apenas no 5º dia útil do mês. No inicio da manhã uma comissão de professores, incluindo dois representantes do Sindicato dos Professores das Escolas Públicas Municipais de Barueri e Região, SIMPROEM, Adamôr Uchoa e Carlos Meira, foram até a prefeitura para se reunir com o Secretário de Governo, Paulo Gianini, que informou que vai manter a decisão do Prefeito.

Manifestação em frente a prefeitura de Embu

Já no fim da manhã os vereadores tiveram uma reunião para esclarecer o ocorrido, já que nem eles sabiam da alteração da data do pagamento, enquanto isso os diretores das EM foram convocados para uma reunião com a Secretária de Educação, Lucia Couto.

Os professores permaneceram durante toda a manhã e parte da tarde em frente à prefeitura e de lá partiram para a Rodovia Regis Bittencourt, no km 282, onde bloquearam por cerca de 3 horas, afetando o trânsito em toda a região.

Os vereadores Doda, João Leite, Edvanildo do Nascimento e Gilson Oliveira, todos do PT, esclareceram que nem eles sabiam da alteração da data do pagamento e que iriam dialogar com o prefeito para tentar efetuar o pagamento até o fim do dia.

Vereadores petistas cobram explicações do prefeito Chico Brito.

Vereadores petistas cobram explicações do prefeito Chico Brito.

“A bancada do PT veio até aqui dialogar com o governo em solidariedade com os trabalhadores. Nós queremos entender porque foi alterado o pagamento para o 5° dia útil, uma vez que sempre se fazia no dia 30, 31 de cada mês. […] Estamos aqui pra dialogar com o prefeito”, afirma Doda, que preside a Câmara.

O Prefeito Chico Brito, que encontrava- se em eleição do Subcomitê da Bacia do Alto Tiete, teve no fim da tarde uma reunião com os vereadores da base do PT e afirmou a necessidade de fazer a reforma administrativa para reduzir custos e realizar ajustes por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal. A reunião entre Prefeito e os vereadores continuam na segunda, dia 02.

Estão previstas outras medidas como a redução em até 20% nos cargos indicados, otimização da frota, redução de água, luz, telefone entre outros serviços.

A Prefeitura funcionou normalmente durante todo o dia.

REIVINDICAÇÕES DOS PROFESSORES

Além de receber o salário no último dia útil do mês e não no 5° dia útil de cada mês, os professores reivindicam melhores condições de trabalho.

Os professores afirmam que a educação está sucateada, já que há falta de professores, salas de aula superlotadas, defasagem no salário dos professores, banheiros que não funcionam e bairros que faltam água e os alunos não são dispensados das aulas.

Nenhum professor quis gravar entrevista com medo de retaliação.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online