Home » Todas as notícias » Profissionais do Samu participam de simulado com atendimento a ‘várias vítimas’ em Taboão

Profissionais do Samu participam de simulado com atendimento a ‘várias vítimas’ em Taboão

Por Ricardo Vaz, da PMTS

Profissionais do SAMU de Taboão da Serra (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) participaram do treinamento START (Simples Triagem e Rápido Tratamento),  realizado na EMEI Tio Barnabé, no Jardim Trianon.

Essa capacitação consiste em simular uma situação real de acidente com múltiplas vítimas onde a equipe de multiprofissionais do SAMU possa vivenciar as dificuldades enfrentadas quando acionados pelo telefone 192. “A equipe em treinamento foi projetada para organizar e administrar a situação, realizando triagem, atendimento e remoção das vítimas com o objetivo de salvar o mais rápido possível a vida das pessoas envolvidas”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

Profissionais do SAMU participaram do simulador Start na EMEI Tio Barnabé (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

Profissionais do SAMU participaram do simulador Start na EMEI Tio Barnabé (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

De acordo com o médico Dr. Felipe de Oliveira Flores, esse simulado foi aplicado pela segunda vez e faz parte do método de protocolos internos desse equipamento de saúde. “O treinamento START direciona a equipe a manter o controle e a tomada de decisão frente a uma situação de extrema urgência. As situações de Urgência e Emergência fazem parte do dia a dia desses profissionais”, ressaltou o enfermeiro.

O treinamento foi dividido em várias etapas, entre elas, a formação de uma comissão para preparar o treinamento, a organização dos recursos, maquiagem das vítimas, o simulado e por último uma avaliação do que foi feito. “Os 38 profissionais que participaram dessa capacitação foram muito bem avaliados pelo corpo técnico uma vez que cumpriram todas as etapas previstas”, comentou a secretária Dra. Raquel Zaicaner.

O simulado teve a supervisão do enfermeiro Rodrigo Pochinelo e foi organizado pelo NEP (Núcleo de Educação Permanente) órgão responsável por todos os cursos realizados no SAMU.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online