Home » Sociedade, Todas as notícias » Programa de Atendimento Domiciliar de Taboão realiza mais de 17 mil ações no primeiro quadrimestre

Programa de Atendimento Domiciliar de Taboão realiza mais de 17 mil ações no primeiro quadrimestre

Por Ricardo Vaz, da SeCom da PMTS

O Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) vem atuando a serviço da população de Taboão da Serra prestando serviços essências para pacientes com problemas de saúde e dificuldades ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Esse serviço é uma modalidade de atenção à saúde, prestado no domicilio do paciente.

O prefeito Fernando Fernandes classificou o serviço como essencial uma vez que no primeiro quadrimestre de 2013 a equipe do PAD realizou mais de 17 mil ações. “Em janeiro de 2013 o programa não contava com médicos. Como iríamos prestar um serviço de qualidade sem o profissional? Tivemos que reestruturar a equipe e isso fez com que conseguíssemos levar o atendimento a todos os pacientes cadastrados no PAD”, comentou Fernando.

Atendimento odontológico implantado desde julho de 2014 já atendeu 94 pacientes. (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

Atendimento odontológico implantado desde julho de 2014 já atendeu 94 pacientes. (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

O programa conta hoje com três médicos, dois enfermeiros, um psicólogo, dois fisioterapeutas, um assistente social, dezoito auxiliares de enfermagem, quatro motoristas, dois administrativos, um estagiário de administração, um engenheiro e um setor de gerência. “Além dessa estrutura toda começamos no mês de julho com uma novidade que é o atendimento odontológico. Em apenas 30 dias já atendemos 94 pacientes. Nesse primeiro momento estamos levantando as necessidades de cada um para realizar o tratamento”, disse a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner.

“O atendimento odontológico pretende dar uma condição melhor de saúde ao paciente acamado buscando resolver diversas situações na própria residência”, ressaltou Dra. Raquel.

No balanço apresentado pela secretária de Saúde, nos primeiros quatro meses do ano, a nova estrutura do PAD atendeu mais de 12 mil pacientes com pequenos procedimentos. “A equipe realiza aferição de pressão arterial, curativos, teste de glicemia, intervenção de sondas, enfim, atendimentos que para um paciente impossibilitado de ir até a UBS são imprescindíveis. Sem contar o acompanhamento de fisioterapia, psicologia, nutricionista, terapias, visitas médicas, de enfermagem e assistente social”, enfatizou Dra. Raquel.

Para José Reinaldo Gerotti Junior, que cuida da sua irmã acamada desde 2010, o PAD é um serviço de extrema importância. “O programa ajuda muito porque minha irmã pode ser tratada em casa sem que nossa família tenha que se locomover até uma Unidade Básica de Saúde. Estamos muitos satisfeitos”, completou Junior.

PARCEIROS

O PAD trabalha em parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e com a AACD. A parceria já rendeu 110 cadeiras de rodas, cadeiras para banho e camas hospitalares para pacientes mais graves. “São instituições que colaboram na agilidade dos nossos serviços, bem como a qualidade de vida diária dos pacientes e até mesmo familiares”, comentou Dra. Raquel.

SERVIÇO: 

Para obter informações de como solicitar o atendimento do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) é necessário entrar em contato nos telefones da Secretaria de Saúde (47885364) e no PAD (47862814).

2 Responses

  1. carlos henrique de jesus costa disse:

    caro olivio .sou morador da cidade sou seu eleitor,eu e toda familia e amigos.quando trabalhei com politica foi com vcs,jogo futebol no taboao.meu irmao marcelo jogou na seleçao.no momento estou com um grande problema e gostaria de contar com a ajuda de vcs.estou com uma lesao no joelho direito e nao estou nem conseguindo andar.ja tentei me tratar aqui na nossa regiao e nao consegui.segundo informaçoes da sta.cristina da ouvidoria do hospital das clinicas.la eu consigo um bom tratamento mas so com guia de encaminhamento,gostaria de saber se vc me faria essa gentileza.eu cidadao da nossa cidade ficaria muito agradecido,assim como todos da nossa familia.meu fone e 9 82158238.por favor me ajudem. um abraço a todos…

  2. Gomes disse:

    Taboão da Serra possui cerca de 250 mil moradores, será que quase 10% da população são de pacientes acamados precisando de atendimento? Números muito estranhos.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online