Programa que aproxima PM da comunidade escolar termina com festa na Edgard Francisco

Da redação do Taboão em Foco

Terminou na sexta-feira (20) com muita festa a Semana de Prevenção, Orientação e Segurança Escolar (SePOSE) realizada na Escola Estadual Edgard Francisco, localizada no Jardim Guaciara. O projeto é conduzido pela Polícia Militar e visa encurtar a relação com a comunidade escolar com uma série de atividades.

Banda da Polícia Militar encerrou semana de atividades com alunos de escola pública. (Foto: Divulgação)
Banda da Polícia Militar encerrou semana de atividades com alunos de escola pública. (Foto: Divulgação)

Ao longo da semana, os alunos participaram de uma série de palestras com a Polícia Militar a respeito da instituição, sobre trânsito, prevenção às drogas, abordagens, entre outros temas. Outras instituições como a OAB, Conseg, Escola do Legislativo e a Secretaria Municipal de Saúde complementaram as discussões em torno de doenças sexuais, cidadania, violência doméstica entre outros temas relevantes.

SePOSE na Escola Edgar Francisco_musicosA estudante do terceiro ano do ensino médio, Elana Moreira Nunes, disse que sua visão sobre a polícia mudou após essas atividades. “Muitas coisas que a gente tinha receio em lidar com a polícia, como por exemplo, minha amiga foi abordada por um policial e tinha uma imagem totalmente diferente. Ela achava que os policiais eram meio durões. Essa palestra mostrou para gente que não é bem assim. A partir de hoje as pessoas [alunos] vão ter uma visão diferente sobre eles”, diz.

O responsável pela aplicação do programa, o 3º Sargento da PM César Cardoso, da 2ª Companhia, comentou a experiência. “Foi uma experiência única. Eu com 28 anos de polícia me emocionei com os resultados alcançados nesta semana com alunos, professores e colaboradores. O projeto foi tão positivo que o nosso comandante já sinalizou que vai haver o próximo. É um programa que pode acontecer em outras cidades e estados algum dia”, explicou.

Integração entre a PM e alunos durou uma semana e foi alvo de elogios. (Foto: Divulgação)
Integração entre a PM e alunos durou uma semana e foi alvo de elogios. (Foto: Divulgação)

Quem também elogiou essa aproximação foi o professor de sociologia, Leandro de Freitas. “Foi inovadora essa proposta de trabalho para desconstruir algumas idéias em torno da polícia. Foi um momento único e precisamos melhorar cada dia mais”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.