Home » Política, Todas as notícias » Projeto de lei institui o 1º de novembro com data de intensificação de combate ao câncer de próstata

Projeto de lei institui o 1º de novembro com data de intensificação de combate ao câncer de próstata

Por Allan dos Reis, no Jardim Helena

Os vereadores aprovaram na terça-feira (24) o projeto de lei do vereador Carlinhos do Leme (PSDB) que “inclui no calendário oficial do município o dia 1º de novembro como data da intensificação ao combate ao câncer de próstata”. O projeto precisa ser sancionado pelo prefeito.

O projeto visa intensificar a realização de testes de diabetes e PSA (Antígeno Prostático Específico) na rede municipal de saúde nos homens com idade a partir dos 40 anos.

Por prevenção do câncer de próstata, projeto de lei do vereador Carlinhos do Leme inclui no calendário oficial do município o dia 1º de novembro como data da intensificação ao combate ao câncer de próstata.

Por prevenção do câncer de próstata, projeto de lei do vereador Carlinhos do Leme inclui no calendário oficial do município o dia 1º de novembro como data da intensificação ao combate ao câncer de próstata.

“É importante a todo homem a partir desta idade fazer o exame. Há um pouco de preconceito em fazer, mas é melhor prevenir que remediar. Se conseguirmos detectar no início, nós evitamos que as pessoas morram e tenham um tratamento melhor com grande possibilidade de cura. Por isso é muito importante”, afirma Carlinhos.

Assim como o Outubro Rosa alerta para a importância de exames para detecção do câncer de mama, o Brasil aderiu de vez ao chamado Novembro Azul cuja finalidade principal é a detecção e prevenção do câncer de próstata.

Carlinhos reconhece que o tema ainda é tabu entre os homens e uma das armas mais importantes para avançar nesta questão é uma discussão ampla em vários setores da sociedade.

“Temos que falar muito mais sobre isso [prevenção do câncer de próstata] para que as pessoas entendam que é importante e normal. A gente tem que começar a conscientizar sobre a necessidade dos exames de prevenção”, completa.

Segundo dados de 2016 do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a previsão era de 61.200 novos casos de câncer de próstata.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online