Home » Sociedade, Todas as notícias » Promotoria de Taboão diz que não houve crime no uso de suástica durante desfile, mas faz recomendações à Prefeitura

Promotoria de Taboão diz que não houve crime no uso de suástica durante desfile, mas faz recomendações à Prefeitura

Da redação do Taboão em Foco

E o desfile do dia 7 de setembro em comemoração ao Dia da Independência do Brasil ainda continua dando o que falar em Taboão da Serra. Isso porque na última sexta-feira (25), o Ministério Público expediu recomendação à Secretaria Municipal de Educação de Taboão da Serra e a EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Darcy Ribeiro por conta da exposição de símbolos nazistas. Apesar de não ver crime no ato, o MP recomendou que a Prefeitura informe com antecedência de 15 dias todos os eventos que envolvam crianças.

A polêmica surgiu devido a ala em que os alunos da EMEB Darcy Ribeiro trataram da época dos jogos Olímpicos de 1936 realizado em plena Alemanha nazista. Mesmo a diretora da escola, Sandra dos Santos explicando à Promotoria que as imagens referentes às cruzes gramadas e a suástica tinham o intuito de dar contexto ao desfile, já que a escola trazia à frente um garoto negro vestido como o atleta Jesse Owens  – estadounidense vencedor de duas medalhas de ouro em 1936 – o MP entende que os símbolos poderiam ser evitados. Segundo Sandra, foram utilizadas cinco cruzes gamadas, cada uma delas representando um continente, mas sem intenção alguma de fazer apologia ao nazismo.

Exibição de símbolos nazistas fez o MP emitir recomendações a Prefeitura de Taboão da Serra.

Exibição de símbolos nazistas fez o MP emitir recomendações a Prefeitura de Taboão da Serra.

Apesar da repercussão, a Promotoria afirma que não houve ou infração administrativa por parte da escola e, nem ao menos, algo que vá de encontro com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), logo, não há a necessidade de instaurar um inquérito. “Há, no caso concreto, visivelmente, uma escolha inapropriada do símbolo das cruzes gamadas para representar as Olimpíadas de 1936, na Alemanha, já que a semelhança com a suástica faz menção a um símbolo político e não esportivo”, descreve a Recomendação.

Para os próximos desfiles, conforme consta na Recomendação do MP feita à Secretaria de Educação do município, os temas das comemorações cívicas deverão ser informados com uma antecedência mínima de 15 dias à Promotoria. Além disso, o MP recomendou que a escola reforçasse a explicação do nazismo e os símbolos que envolvem o período de disseminação da ideologia na Alemanha.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online