Home » Sociedade, Todas as notícias » Quase 3 meses após início das aulas, alunos de Taboão ainda não receberam uniforme

Quase 3 meses após início das aulas, alunos de Taboão ainda não receberam uniforme

Por Adilson Oliveira, da região do Pirajuçara

Quase três meses depois do início das aulas, os alunos da rede municipal de ensino de Taboão da Serra ainda não receberam uniforme escolar. Apesar de as crianças não poderem contar com as peças novas para usar pela primeira vez ou substituir quando já se aproxima o fim do semestre, a prefeitura nega atraso. Mas os pais reclamam de que têm de se preocupar com roupa para os filhos irem estudar e cobram que as peças deviam ser entregues logo no começo do ano letivo.

“É ruim ficar sem uniforme todo esse tempo, temos que comprar roupa melhor para os filhos irem estudar”, disse o segurança Rosiel Bernardo, 42, ao buscar a filha de 6 anos, que está no primeiro ano e deverá ganhar uniforme de agora em diante. “Também serve para não ter diferença entre os estudantes, e principalmente identificar que a criança é aluno, quando estiver saindo da escola as pessoas vejam e estranhos não se aproximem”, falou o morador do Jardim Maria Luiza.

A prefeitura devia entregar o uniforme “logo que começassem as aulas”. “Já é tarde, estamos terminando a metade do ano”, completou o pai. Para a dona de casa Cleide Muniz, 35, não é todo pai ou mãe que tem condições de comprar roupa para a criança. “A maioria tem dificuldade de tirar do orçamento”, disse a moradora do Jardim Guaciara. A desempregada Michele Brandão, 27, do Jardim Mafalda, recebeu de doação o uniforme para o filho, que só usa jaqueta, em bom estado.

Sem uniforme, aluna da rede municipal de ensino deixa escola na região do Pirajuçara. (Foto: Adilson Oliveira)

Secretário de Educação José Marcos afirma que uniformes escolares vão ser entregues na primeira quinzena de maio. (Foto: Adilson Oliveira)

Taboão em Foco esteve nesta quarta-feira, dia 25, em uma escola na região do Pirajuçara, que recebeu o uniforme, mas a data para entrega aos cerca de 1.200 alunos não está marcada – pátio tinha caixas de mochilas, que acompanham kit. “Eles [Secretaria de Educação] que definem o cronograma”, disse a coordenadora pedagógica. Para a distribuição é feita uma cerimônia com a presença do prefeito Evilásio Farias (PSB), que faz a entrega em mãos dos pais e alunos.

O secretário municipal de Educação disse à reportagem que a entrega do kit segue “uma programação”, não há demora. “Primeiro, buscamos suprir a necessidade dos alunos com material escolar, que já foi completamente entregue”, explicou José Marcos, que garantiu que o próximo compromisso é proporcionar o uniforme à rede de cerca de 35 mil alunos, conforme cronograma para atender as 70 escolas. “Até a primeira quinzena de maio está tudo entregue”, afirmou.

Zé Marcos ressaltou a quantidade de itens do uniforme – dez peças com roupas de inverno e verão –, para que “a mãe possa ter tranquilidade de mandar as crianças para a escola todos os dias de aula uniformizadas”. Para o secretário, não há razão para cobrança já que “o uniforme é entregue todo ano, e ainda não completou um ano que entregamos o de 2011”. Na verdade, no ano passado o kit começou a ser entregue na segunda semana de abril, a partir do dia 11.

One Response

  1. gilson disse:

    Este é o governo do Evilazio e do PT. Não tem planejamento, ou o faz com fins eleitorais. Ja estamos próximo de terminar o 1º semenstre. Depois que acabar as aulas não adianta mais entrar uniforme, e não podemos esquecer que os uniformes entregues custam o dobro do preço normal.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online