Home » Todas as notícias » Ranking de Eficiência dos Municípios coloca Taboão a frente de Embu e atrás de São Lourenço

Ranking de Eficiência dos Municípios coloca Taboão a frente de Embu e atrás de São Lourenço

Por Gilmar Júnior, direto da redação

O REM (Ranking de Eficiência dos Municípios), estudo feito pela Datafolha em conjunto com o jornal Folha de S.Paulo revelou no final de agosto que Taboão da Serra é 1838º melhor cidade do Brasil que entrega mais saúde, educação e saneamento gastando menos. O estudo classifica, ao todo, 5.281 municípios do Brasil.

Vista aérea de Taboão da Serra. (Foto: W. Raeder)

Vista aérea de Taboão da Serra. (Foto: W. Raeder)

As classificações estabelecem quatro filtros: eficiente, alguma eficiência, pouca eficiência e ineficiente.  O REM permite traçar um panorama de saber como as administrações de suas cidades estão gastando a receita em áreas de competência exclusiva dos prefeitos. O levantamento leva em conta o mínimo que o município precisa fazer para dizer que cumpre com suas obrigações, como colocar crianças na escola, prestar atendimento médico e recolher o lixo, e sempre ligando a receita per capta do município.

Quanto mais próximo o índice for de um, mais eficiente será o município. Com suas bases de cálculos definidas o ranking considera, para educação, o percentual de crianças de 4 a 5 anos na escola e de 0 a 3 anos em creches. Na saúde, a estimativa é feita sob a cobertura por equipes de atenção básica e o total de médicos por habitantes, já o saneamento é calculado pelo percentual de domicílios atendidos pelas redes de água e esgoto e por sistemas de coleta de lixo.

Os números de Taboão da Serra

Com a posição de 1838 no ranking, Taboão da Serra tem um REM de 0,481, o que é considerado que o município possui alguma eficiência. O melhor índice é o de saneamento, que é de 0,968 – a média nacional é de 0,567 –, por outro lado, o pior é o de saúde, que é apenas 0,245 – a média brasileira é de 0,500. O outro índice é o de educação, que aponta Taboão da Serra acima da média nacional, com um total de 0,655 – a média nacional é de 0,509.

Na região do Conisud Taboão fica a frente de municípios como Embu das Artes (2040º), Embu Guaçu (2717º), Cotia (3740º) e Itapecerica da Serra (3803º). A frente, estão os municípios de Vargem Grande Paulista (1.022º) e São Lourenço da Serra (1.299º). A capital do Estado, São Paulo está na 1330º posição.

Fernandes durante inauguração do Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra.

Prefeito Fernando Fernandes destaca a importância de Taboão da Serra na região metropolitana de São Paulo. (Foto: Arquivo)

“Taboão da Serra é uma cidade que está crescendo, não só em tamanho, mas em qualidade. Está crescendo na sua prestação de serviços e é uma cidade que está geograficamente bem localizada, muito dentro de São Paulo. Então tudo isso colabora para que nossa cidade se torne uma cidade da maior importância da região metropolitana de São Paulo”, afirmou o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) quando questionado a cerca do desempenho de Taboão da Serra.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online