Home » Todas as notícias » Saúde de Taboão diz ter feito mais de 1,2 milhão de procedimentos médicos; usuários criticam da UBS Santa Cecília

Saúde de Taboão diz ter feito mais de 1,2 milhão de procedimentos médicos; usuários criticam da UBS Santa Cecília

Por Allan dos Reis, no Jardim Helena

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra prestou contas na quarta-feira (14) em audiência pública de saúde realizada na Câmara Municipal. Foram apresentados dados referentes às atividades e investimentos da pasta referente ao 1º quadrimestre (Janeiro a Abril) de 2017.

Nos dados apresentados pela secretária Raquel Zaicaner, o município investiu neste período quase R$ 49 milhões em saúde (28,96% do orçamento), valor muito acima do mínimo que seria de 15% do arrecadado. Com isso, foram realizados 1.169.586 procedimentos médicos, sendo mais da metade relacionadas a enfermagem.

Secretaria de Saúde presta conta das ações realizadas nos primeiros quatro meses de 2017

Secretaria de Saúde presta conta das ações realizadas nos primeiros quatro meses de 2017

“Eu tenho muito orgulho da saúde de Taboão da Serra. Nosso grande problema é a gineobstreticia. Temos muito a fazer, mas a saúde nunca vai estar bom”, diz Raquel, que reforçou que a prioridade agora é aprimorar o atendimento nas unidades de saúde. Nos primeiros quatro anos de gestão Fernando Fernandes, o foco foi na urgência e emergência.

O presidente da comissão, Eduardo Nóbrega (PSDB), reforça que a audiência mostrou o esforço do governo para melhoria da saúde. Também fazem parte da comissão os vereadores Alex Bodinho (PPS) e Rita de Cássia (PSDB). Outros parlamentares participaram da audiência e também enalteceram a saúde no município.

ATENDIMENTO NA UBS SANTA CECÍLIA É PÉSSIMO

Entre as reclamações dos munícipes que participaram da audiência, as maiores críticas foram feitas em relação a Unidade Básica de Saúde Santa Cecíia, localizada na região do Parque Pinheiros.

Aliás, críticas semelhantes já foram encaminhadas diretamente ao site Taboão em Foco. Desde o prazo para marcação de consulta quanto ao atendimento dos funcionários. “A UBS está um caos. Tudo que procurei na minha UBS eu não achei. Tive que ir para São Paulo”, reclamou uma moradora.

Mas também sobraram críticas as unidades do Jardim das Oliveiras e do SER (Serviço Especializado em Reabilitação).

Já o vereador Alex Bodinho (PPS) reclamou da falta de medicamentos e criticou o atendimento do Samu. “Fiz um teste e fui até o Samu e tinha um monte de ambulâncias paradas”. Ele também concordou com as reclamações das munícipes porque “tem muito servidor mal humorado”, completou.

Em resposta, a secretária Raquel explicou que a falta de medicamentos decorre a problemas na licitação “paralisados pelas próprias empresas” através de ações. Ela também defendeu os servidores, alvo de críticas.

EXEMPLO NO COMBATE A DENGUE

O município de Taboão da Serra sofreu há pouco tempo uma epidemia de casos de dengue no primeiro semestre de 2015 com mais de 3500 casos confirmados e havia uma previsão – não confirmada – de que 2016 poderia ser ainda pior.

Ações da Secretaria de Saúde, em parceria com outras áreas, fizeram os casos de Dengue caírem de 3500 casos em 2015 para apenas 2 em 2017.

Ações da Secretaria de Saúde, em parceria com outras áreas, fizeram os casos de Dengue caírem de 3500 casos em 2015 para apenas 2 em 2017.

Com base nisto, a Prefeitura Municipal mobilizou diversos setores, que em parceria com a Saúde, iniciaram incansavelmente mutirões nos finais de semana para alertar e combater os focos de proliferação do mosquito.

E o trabalho deu um belo resultado. De janeiro a abril deste ano, o município teve apenas dois casos confirmados.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

No quadrimestre apresentado, Taboão da Serra registrou 135 casos de violência doméstica e sexual no Centro de Referência da Mulher. “É muito alto. Fico feliz por saber que não está se escondendo, mas triste por saber que a nossa população é violenta”, alertou a secretária Raquel. Ela pede que a Câmara Municipal auxilie no combate a violência doméstica.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online