Home » Todas as notícias » Saúde de Taboão imuniza contra febre amarela moradores com viagem a áreas de risco

Saúde de Taboão imuniza contra febre amarela moradores com viagem a áreas de risco

Da redação, com informações da PMTS e do Min. Da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Taboão da Serra convoca os moradores que vão viajar para alguns pontos do Brasil para se vacinarem contra a Febre Amarela na UBS Dra. Maria José de Albuquerque (antiga UBS Dr. Akira Tada). (CLIQUE E CONFIRA A LISTA COMPLETA)

De acordo com a atendente, a vacinação acontece às sextas (das 8h às 16h) e é preciso levar Cartão do Sus, RG, comprovante de viagem e – se possível – carteira de vacinação.

Unidade de saúde vacina contra febre amarela moradores de Taboão da Serra que vão viajar à áreas de risco. (Foto: Divulgação / PMTS)

Unidade de saúde vacina contra febre amarela moradores de Taboão da Serra que vão viajar à áreas de risco. (Foto: Divulgação / PMTS)

A secretária de saúde Raquel Zacainer alerta que para ter mais eficácia, é indicada que a imunização seja feita com 10 dias de antecedência da viagem. Devem se crianças e adultos acima de nove meses.

“Neste momento, a imunização contra febre amarela só é necessária para quem realmente irá viajar ou vive nestas áreas onde há a recomendação para vacina. Para que a imunização contra febre amarela seja eficaz, a vacina deve ser aplicada, no mínimo, 10 dias antes da viagem”, diz Raquel.

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.

MapafebreQuais os sintomas da Febre Amarela?

Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.

Vale chamar atenção para um detalhe: A Febre Amarela pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente.

O que é a febre amarela?

É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente.

Os casos de Febre Amarela (FA) no Brasil são classificados como febre amarela silvestre ou febre amarela urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença que se manifesta nos dois casos, a diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão.

Na FA silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros; nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada adentra uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado. Na FA urbana o vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes aegyptii ao homem, mas esta não é registrada no Brasil desde 1942.


SERVIÇO:

Secretaria Municipal de Saúde
Praça Miguel Ortega, 115, Parque Assunção
Telefone: (11) 4788-5600

UBS Dra. Maria José de Albuquerque (antiga UBS Dr. Akira Tada)
Rua José Mari, 13, Parque Assunção.
Telefone: (11) 4135-1832

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online