Home » Esporte, Cultura e Lazer, Todas as notícias » Secretário de cultura de Taboão visita Parque das Hortênsias com ativistas para discutir reformas

Secretário de cultura de Taboão visita Parque das Hortênsias com ativistas para discutir reformas

Por Williana Lascaleia, no Parque Assunção

Na manhã desta quarta (8), o vice-prefeito e secretário de cultura de Taboão da Serra, Laércio Lopes, fez uma visita técnica no Parque das Hortênsias com a ativista independente Priscila Ruiz para apresentar o projeto de reforma do zôo municipal.

“Eu os chamei para mostrar o memorial descritivo de todas as reformas que irão acontecer [no parque]. Como também foi encontrada uma leoa [morta] ontem [na terça], serve para mostrar que a nossa leoa está aqui. Vamos abrir a discussão sobre o que fazer com o parque”, afirma Lopes.

Laércio Lopes acompanha ativistas em visita ao Parque das Hortênsias.

Laércio Lopes acompanha ativistas em visita ao Parque das Hortênsias.

Uma das prováveis soluções que está sendo negociado entre as partes é que os animais maiores sejam transferidos para outros locais que tenho melhores condições. Priscila está intermediando a conversa entre a prefeitura e alguns outros ativistas.

“O intuito [da visita] é a melhoria e a conservação do parque e do tratamento dos animais em si. Vamos entrar em um acordo. Se a prefeitura não conseguir manter os animais de grande porte, no caso a leoa, ela vai ser liberada [para transferência]. Foi um acordo que ele [o prefeito] fez conosco.”, diz.

No memorial descritivo das obras constam a reforma geral dos recintos dos animais, a reforma e a adequação dos espaços administrativos, adequação do padrão de entrada de energia e a conservação e manutenção de passeios.

O prazo de execução será de 280 dias corridos, após a emissão da Ordem de Serviço. As obras já foram iniciadas com as medições dos muros, que será o primeiro a ser reformado.

GRUPO DE ATIVISTAS

Um pequeno grupo de ativistas da Frente de Libertação Animal (FLA)  e que passaram a noite de terça para quarta no portão do zôo acompanharam a visita. Elas exigem que a Prefeitura acabe com o zôo e transfira os bichos para “locais mais adequados” como santuários.

“Após denúncias e confirmação de maus tratos, que vai desde animais doentes que morreram por situações duvidosas e até recintos inadequados, nós viemos aqui com uma única missão. E só aceitamos isso. Que é a transferência de todos os animais para santuários e o zoológico seja desativado”, disse uma delas na noite de terça. Apesar da promessa de não arredarem pé do local, na noite desta quarta não havia ninguém no portão.

LEOA ENCONTRADA MORTA EM TERRENO É ENCAMINHADA A USP

A leoa encontrada morta na tarde de terça (7) em um terreno baldio em Taboão da Serra foi encaminhada para Universidade de São Paulo (USP) para realização da necropsia e descobrir a causa mortis. As autoridades do município ainda não têm pistas de quem descartou o animal.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online