Home » Todas as notícias » Secretário diz que Ubers tem mais qualidade que táxis, mas não vai regulamentar serviço

Secretário diz que Ubers tem mais qualidade que táxis, mas não vai regulamentar serviço

Por Allan dos Reis, direto da redação

Quem pensa que a briga por passageiros e a discussão pela regulamentação do aplicativo Uber (e outros similares) está apenas na capital paulista está enganado. A diferença é que a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra tem feito blitzes em alguns pontos e já apreendeu e multou pelo menos 15 veículos.

Secretário de Transportes Rinaldo Tacola afirma que no momento a ideia é proibir o Uber em Taboão da Serra.

Secretário de Transportes Rinaldo Tacola afirma que no momento a ideia é proibir o Uber em Taboão da Serra.

Segundo o secretário Rinaldo Tacola, por enquanto, não existe a menor possibilidade de regulamentar o serviço no município.

“Como o Uber não está regulamentado e não tem concessão, então é um transporte irregular. É um transporte sem autorização para fazer esse tipo de serviço. Fazemos fiscalização no Uber como qualquer outro tipo de veículo que faz o transporte alternativo sem autorização. Fazemos a apreensão na blitzes e continuaremos fazendo até o momento que for regulamento, se for em algum momento”, afirma Tacola.

Taxi em Taboao

Secretário pede que táxistas melhorem o serviço e passem a dar descontos aos passageiros.

Ele reconhece que “hoje o Uber é um serviço de melhor qualidade e que cobra menos” e por isso – afirma ele – tem cobrado dos aproximados 420 taxistas do município a melhorarem o serviço e também darem descontos aos passageiros.

Por enquanto, a alternativa proposta pelo secretário seria que essas pessoas entrassem também com o pedido de alvará para futuramente virarem taxistas. “O que a gente pode pensar, é alguma coisa na emissão de alvará para os Ubers trabalharem em algum modelo [de taxista]”, diz.

A reportagem do Taboão em Foco não obteve resposta da Uber a respeito de quantos veículos utilizam o aplicativo no município. Porém, segundo um dos motoristas, existem muitos na cidade.

NA CÂMARA

Entre os vereadores, a discussão a respeito dos Ubers tem pouco espaço. Apenas o vereador Eduardo Nóbrega (PSDB), líder do governo, e que tem feito reuniões constantes com os taxistas apresentou uma proposta.

Na verdade, sugeriu que Taboão da Serra copie o modelo de Porto Alegre (RS), que – segundo ele – deve ser exemplo no Brasil.

“Espero que com esse exemplo que Porto Alegre (RS) dá ao país, que é muito profundo o debate que fizeram lá com audiência pública. O Ministério Público entrou na discussão e mostrou como fazer. Proibir o Uber como algumas cidades tentaram, não é legal. Fere a lei de mobilidade urbana e fere a Constituição. Por isso, quando fizeram isso, os Ubers entraram na Justiça e ganharam”, diz Nóbrega.

Ele pede que o prefeito Fernando Fernandes, reeleito em outubro, entre na discussão e apresente um projeto de lei.

“Não dá mais para adiar essa discussão. Espero que o poder público, o prefeito Fernando Fernandes se sensibilize com essa discussão e adote essa ideia que eu tenho de encontrar um ponto de consenso entre as duas categorias e mande o projeto à Câmara e que a Câmara faça o debate e aprove o mais rápido possível”, encerra.

One Response

  1. Joktan disse:

    O vereador Eduardo Nóbrega se esquece que seu pai foi, antes de conhecer as benesses da vida pública, um taxista! A concorrência é benéfica, quando não é predatória!

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online