Home » Esporte, Cultura e Lazer, Todas as notícias » Secretário promete ajudar na busca de recursos para Fundo de Cultura, mas não garante verbas municipais

Secretário promete ajudar na busca de recursos para Fundo de Cultura, mas não garante verbas municipais

Por Allan dos Reis, no Jardim Santa Luzia

O novo secretário de cultura Laércio Lopes, que também é vice-prefeito, participou da reunião do Fórum Permanente de Cultura de Taboão da Serra na noite desta segunda-feira, dia 27, onde foi conhecer quais eram as principais demandas dos artistas do município. Porém, a principal delas, que seria repasses financeiros a um Fundo de Cultura, não deve acontecer a curto prazo.

Vice-prefeito e secretário de cultura Laércio Lopes conversa com artistas durante encontro do Fórum de Cultura.

Vice-prefeito e secretário de cultura Laércio Lopes conversa com artistas durante encontro do Fórum de Cultura.

“Eu vim hoje mais para conhecer e escutar quais são as propostas deles. Sei que está faltando algumas coisas para efetivar o Conselho [Municipal de Cultura]. E é isso que nós vamos tratar agora. E também para conhecer quais são os coletivos e me colocar como parceiro deles”, diz Lopes.

Já sobre o pedido de 1% do orçamento para o Fundo de Cultura para financiar as atividades culturais dos coletivos, Lopes prometeu auxiliar na captação de verbas com a iniciativa privada e com os governos federal e estadual, mas sobre as verbas municipais afirma que “não dá para garantir nada agora”.

O diretor de teatro do Grupo Clariô, Mário Pazzini, gostou do encontro com o novo secretário, mas espera que as propostas se tornem realidade.

“Essa cena a gente já viu várias vezes. Não é o primeiro secretário que passa por reunião com os artistas. Só que desta vez a gente tem o Fórum que está fortalecido e organizado. O Laércio é uma pessoa que a gente não conhece e estou conhecendo ele agora. Espero que as palavras dele surtam efeitos e venham com uma parceria que a gente está precisando”, diz Pazzini.

Apesar de recusa, o diretor promete lutar para que o fundo municipal de cultura receba verbas do município. “Ele foi bem claro que não vai ser repassado nenhum valor para o fundo. Mas a gente está indo numa caminhada. A gente conseguiu a aprovação do conselho e agora temos que nos organizar e formalizar o fundo e ter a assinatura do prefeito Fernando [Fernandes] e que reconheça o poder do conselho”, encerrou.

Fórum Permanente de Cultura de Taboão recebe  o secretário de cultura Laércio Lopes.

Fórum Permanente de Cultura de Taboão recebe o secretário de cultura Laércio Lopes.

No final de 2013, os artistas realizaram diversos atos na Câmara e até mesmo uma manifestação com bloqueio da Rodovia Régis Bittencourt para que a proposta que os vereadores aprovassem uma emenda com 1% para cultura durante a votação do orçamento.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online