Home » Sociedade, Todas as notícias » Semana da Consciência Negra será celebrada em Taboão

Semana da Consciência Negra será celebrada em Taboão

Por Dereck Gomes, da SeCom da PMTS

Shows, exposição e escolha da Miss Afro acontecem no Cemur dia 20 de novembro a partir das 9h

Shows, exposição e escolha da Miss Afro acontecem no Cemur dia 20 de novembro a partir das 9h

O Dia Nacional da Consciência Negra, dedicado à memória e inserção do negro na sociedade brasileira, será comemorado no dia 20 de novembro. Escolhido justamente por coincidir com a data em que Zumbi dos Palmares, após denúncia de um antigo companheiro, foi preso, e, postumamente, morto em uma emboscada, em 1694, a Semana da Consciência Negra, por objetivo principal, remonta a importância de ser lembrada a resistência do negro às mazelas da escravidão, desde que os primeiros transportes, vindos da África, chegaram ao solo brasileiro, em 1549.

Para tanto, a Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, preparou atividades especialmente voltadas à celebração da data. A abertura ocorrerá no Santuário Santa Terezinha, no domingo, dia 17 de novembro, com uma quermesse típica, afrodescendente, que terá início às 9h da manhã, e encerramento às 21h30. Já nos dias 18 e 19 de novembro, haverá uma palestra na EMEF Ugo Arduini, e no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Estudos Folclóricos ‘Vovó Cambida’, sobre anemia falciforme.

Na quarta-feira, 20 de novembro, em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o local escolhido para as intervenções culturais foi o CEMUR, localizado na Praça Nicola Vivilechio, no Jardim Bom Tempo. A programação iniciará às 8h, com um café temático, e contará, sobretudo, com apresentações de capoeira, grupos de dança, atrações musicais, bem como palestras, concurso de Miss Afro, e a missa afro-brasileira, celebrada pelo Monsenhor Aguinaldo, no Santuário Santa Terezinha.

No dia 21 de novembro, quinta-feira, ocorrerá diversas atividades, dentre elas, a sessão de entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, concedida às pessoas, grupos ou entidades que se destacaram no combate ao racismo. A Semana da Consciência Negra também receberá a presença do Prefeito, Fernando Fernandes, da Deputada Estadual, Analice Fernandes, de representantes da Câmara Municipal, do secretário de Cultura, Ali Sati, representantes do Conselho Municipal Negro (COMNEGRO), e demais autoridades, para o encerramento oficial do evento.

Confira a agenda para a Semana da Consciência Negra, no município:

Domingo, 17 de novembro.

Abertura oficial, no Santuário Santa Terezinha, com quermesse afrodescendente.

Ocorrerá das 9h às 21h30.

Entrada Gratuita.

Segunda-feira, 18 de novembro.

Palestra sobre anemia falciforme e políticas públicas voltadas às populações negras, das 12h às 14h, com a enfermeira Janete Gomes e Professor João Batista, na EMEF Ugo Arduini, e às 10h e 14h, no CSU.

Terça-feira, 19 de novembro.

Palestra no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Estudos Folclóricos ‘Vovó Cambida’, sobre anemia falciforme, às 19h, com a enfermeira Janete Gomes.

Quarta-feira, 20 de novembro.

8h às 9h: Café da manhã temático.

9h às 18h: Exposição no CEMUR, com o artista Júlio Turin.

9h às 11h: Atividades do militante do Movimento Negro, Keu, no CEMUR.

18h: Apresentação de balé, com alunos da Escola de Bailado de Taboão da Serra.

19h: Apresentação do grupo ‘Além do Som’, no CEMUR.

20h: Show com a banda GLEP no CEMUR.

20h: Apresentação do grupo magia de Samba Rock, no CEMUR, e missa afro-brasileira, no Santuário Santa Terezinha.

20h30: Apresentação do grupo Erês de Ébano, no CEMUR.

21h30: Concurso Miss Afro, que ocorrerá no CEMUR.

22h: Encerramento com o Coordenador do CEPIR, no CEMUR.

Quinta-feira, 21 de novembro.

Sessão de entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, na Câmara Municipal de Taboão da Serra, às 18h30. Presença de autoridade do município para o encerramento da Semana da Consciência Negra.

Sexta-feira, 22 de novembro.

Palestra sobre anemia falciforme, das 10h às 14h, na UBS Pq. Pinheiros.

Sábado, 23 de novembro.

Mutirão da Saúde, das 9h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online