Home » Todas as notícias » Semana do Autismo em Taboão terá palestra e caminhada no início de abril

Semana do Autismo em Taboão terá palestra e caminhada no início de abril

Da assessoria da CMTS

A primeira semana de abril será marcada por uma série de eventos voltados para a sensibilização do autismo em Taboão da Serra. Os vereadores Ronaldo Onishi e Eduardo Nóbrega preparam atividades no município para alertar sobre a causa. Palestras e uma caminhada estão confirmadas.

Evento na Câmara em 2015 iniciou a discussão a respeito do autismo em Taboão da Serra. (Foto: Divulgação / Ronaldo Onishi)

Evento realizado em 2015 pelo vereador Ronaldo Onishi na Câmara em 2015 iniciou a discussão a respeito do autismo em Taboão da Serra. (Foto: Divulgação / Ronaldo Onishi)

Onishi abriu o debate sobre o autismo em Taboão da Serra.

Onishi abriu o debate sobre o autismo em Taboão da Serra.

A lei de autoria do vereador Ronaldo Onishi, que criou a Semana do Autismo em Taboão da Serra, está em vigor há quatro anos e durante esse período propôs diversas atividades para o combate ao preconceito e a efetivação dos direitos dos autistas. Neste ano o 3º encontro de autismo acontece no dia 8 de abril, às 9h, no plenário da Câmara Municipal.

Estão previstas palestras com a defensora pública Renata Tibyriçá, com o psiquiatra Leonardo Maranhão e o pedagogo Fábio Oliveira. “O debate é importante para que a gente possa sensibilizar sobre as reais necessidades dessas pessoas”, lembra o vereador Ronaldo Onishi, organizador do evento.

De acordo com o vereador, o encontro contará ainda com representantes das Secretarias da educação e da de saúde. “Temos por obrigação trabalhar pela conscientização das pessoas sobre o autismo, que é ainda desconhecido por muitos, inclusive por agentes públicos. Queremos ampliar esse debate e aumentar a sensibilização para a causa autista e amplificar as políticas públicas no nosso município”.

Nóbrega entrou no debate e vai realizar uma caminhada para reforçar a importância do tema. (Foto: Divulgação / CMTS)

Nóbrega entrou no debate e vai realizar uma caminhada para reforçar a importância do tema. (Foto: Divulgação / CMTS)

Outra atividade confirmada pelo vereador Eduardo Nóbrega é a realização de uma caminhada de conscientização sobre o autismo. O evento acontecerá no sábado, dia 2, às 9h, com concentração na praça Nicola Vivilechio e percurso até o Parque das Hortênsias. “Estamos realizando essa caminhada em conjunto com a ONG Borboleta Azul, que tem um lindo trabalho dedicado à causa do autismo”, disse Nóbrega.

O vereador também protocolou dois projetos de lei que beneficiam os autistas. “Queremos criar aqui em Taboão da Serra a Clínica Escola, para que as crianças com esse espectro tenham um atendimento mais adequado. Também propomos que o atendimento preferencial em bancos, supermercados e no comércio em geral também abranjam pessoas com autismo, são propostas que já estão em tramitação na Casa de Leis”.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online