Home » Política, Todas as notícias » Sessão tem ‘cutucadas’ entre vereadores de Taboão da Serra

Sessão tem ‘cutucadas’ entre vereadores de Taboão da Serra

Por Allan dos Reis, no Jardim Helena

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou durante a sessão desta terça-feira (8) três requerimentos. Sem projetos de lei na pauta, os vereadores usaram a tribuna para defender os requerimentos e houve troca de farpas entre o oposicionista Professor Moreira (PSD) e a governista Érica Franquini (PSDB). O tucano André Egydio também ‘bicou’ seus colegas.

Vereadores aprovaram três requerimentos durante sessão desta terça (8). (Foto:  Eduardo Toledo / CMTS)

Vereadores aprovaram três requerimentos durante sessão desta terça (8). (Foto: Eduardo Toledo / CMTS)

O primeiro requerimento aprovado é de autoria do vereador Cido (DEM), 52/2017, que pede informações às secretarias de como estão os convênios para implantação da creche/escola. Já o outro requerimento, 53/2017, do Cido e da vereadora Rita de Cássia (PSDB) pede providências para transformar o Campo do Marabá em centro de convivência.

Porém, esse requerimento fez Egydio subir a tribuna e dar ‘aula’ das diferenças entre indicações e requerimento. Erro, aliás, que sugeriu que os parlamentares estão cometendo semanalmente.

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

O acidente de trânsito no final de semana que matou três jovens nas margens da Rodovia Régis Bittencourt fez o vereador Ronaldo Onishi (SD) apresentar um requerimento pedindo a Secretaria Municipal de Educação faça campanhas educativas ao longo do ano letivo.

Onishi quer educação de trânsito nas escolas. (Foto: Eduardo Toledo / CMTS)

Onishi quer educação de trânsito nas escolas. (Foto: Eduardo Toledo / CMTS)

“Não adianta só aplicar multas. É preciso conscientizar nas escolas. E temos que penalizar o Estado. É uma epidemia [de mortes no trânsito] e precisamos penalizar”, discursa Onishi. E lembra que as mortes – especialmente na capital paulista – aumentaram ao longo de 2017.

INTRIGAS

A principal briga durante a sessão foi entre os vereadores Moreira e Érica a respeito de ações que ambos buscam a autoria do pedido de construção de uma unidade básica de saúde na região do Parque Laguna.

A desavença entre ambos está acirrada devido as reuniões que Moreira tem feito com moradores de conjuntos residenciais daquela região, reduto eleitoral de Érica, para tentar regularizar a documentação dos apartamentos construídos pelo CDHU há muitos anos.

Érica Franquini e Professor Moreira trocaram farpas durante sessão

Érica Franquini e Professor Moreira trocaram farpas durante sessão

“Outra solicitação importante é a regularização do Parque Laguna. Estamos fazendo uma importante obra para poder regularizar as escrituras dos moradores de lá. Há quatro anos faço reunião com a CDHU. […] E os moradores já cobraram uma UBS naquele local e sabemos que existe vários pedidos dos vereadores e nós fizemos a nossa função. E por isso apresentei esse requerimento [pedindo a construção.]”, disse Moreira. O requerimento não entrou em votação.

Érica foi à tribuna e respondeu. “Não fiz promessa na campanha falando da documentação do Laguna porque eu sabia que não iria sair neste mandato. Eu gosto de ter certeza. Fiz um trabalho quietinha, sem alastrar. Mas depois fui convidada pelo presidente do CDHU para dizer que o meu pedido de 2014 estava em andamento. […] Quem trabalha, ninguém tira. Tenho minha consciência tranquila de que tenho trabalhado pela minha região e pela cidade inteira. E tenho a indicação da construção de uma UBS lá no Parque Laguna”, discursou.

GOVERNISTAS E OPOSICIONISTAS

Para defender sua colega de partido e aliada fiel, Eduardo Nóbrega (PSDB) foi à tribuna e criticou o vereador Moreira. “Só inaugura obra quem é governo. Quem é base de governo. Oposição que governa só em Taboão da Serra”, ironizou sobre o requerimento com pedido de UBS do oposicionista.

Ele aproveitou para cutucar o fato do PSD, de Moreira, ter votado pela aprovação do relatório que livrou o presidente Michel Temer de ser investigado pelo STF, sob acusação de corrupção passiva.

“O partido do Moreira votou a favor do Temer. O partido do Moreira votou sim ao relatório [de um deputado do PSDB] para que Temer não fosse investigado. Isso é faz o que eu falo, não faz o que eu faço”, cutucou Nóbrega.

Ao voltar à tribuna, Moreira também atacou. Primeiro em dizer que “está mentindo” vereador “que diz que faz obra” e reforçou a posição do PSD no município. “Taboão é um dos poucos municípios que o PSD não é capacho de ninguém”, rebateu, defendendo a autonomia do partido.

SEM DROGAS

A presidente da Câmara, Joice Silva (PTB), foi a tribuna para reforçar o conteúdo do seu requerimento aprovado na semana passada contra a liberação de drogas no país. “Sou contra a liberação das drogas. Serei contra até o final. Lutarei junto a Assembleia Legislativa, junto com o deputado [estadual] Campos Machado, e se tiver que ir ao Senado, irei. Não só pela minha base cristã, mas por acreditar na família, que infelizmente as drogas tem destruído”, discursa.

Outros parlamentares voltaram à tribuna para reforçar o discurso contra uma possível liberação de drogas no país.

One Response

  1. Regis Ribeiro disse:

    Moreira sempre atento as necessidades do povo taboanense, tem um trabalho sério na região que vem de anos, ai vem uns e outros dizendo dos tais “redutos” eleitorais para azedar os trabalhos desse grande vereador, parabéns Moreira.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online