Home » Sociedade, Todas as notícias » Shoppings apontam aumento de apenas 5% nas vendas natalinas em relação a 2012

Shoppings apontam aumento de apenas 5% nas vendas natalinas em relação a 2012

Por Williana Lascaleia, da Redação

 

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, ALSHOP, divulgou na quinta-feira, dia 26, o balanço das vendas de Natal e constatou um crescimento de apenas  5% no varejo. A análise foi baseada principalmente no aumento das redes de lojas e não no volume de vendas. Os gastos com os presentes de natal foram inferiores em relação aos anos anteriores. Para logistas, o período de natal deste ano foi considerado um dos piores em vendas.

“Os gastos com presentes neste Natal de 2013 foram inferiores aos anos anteriores. É importante frisar que para vários segmentos de varejo, quando consideradas as mesmas lojas, o crescimento de vendas foi negativo ou o mesmo de 2012”, afirma a ALSHOP.

A evolução das vendas em 2013 foi afetada por fatores como o maior endividamento das famílias, dificuldade de obtenção de crédito por camadas sociais de menor poder aquisitivo, elevação do dólar, a alta da inflação, movimentos de rua, passeatas e arrastões, carga tributária elevada e redução de incentivos no IPI e compras realizadas no exterior.

Shoppings lotados não significaram aumento nas vendas - Imagem O Globo

Shoppings lotados não significaram aumento nas vendas – Imagem O Globo

Segundo pesquisa do Datafolha, realizada no inicio do mês, caiu o índice das pessoas que pretendiam presentear neste natal, onde a média de preços dos presentes ficou em R$ 510, 30, contras R$623, 20, de 2012. Ainda nesta pesquisa foi constatado que os mais jovens, os mais escolarizados e os mais ricos preferem realizar compras em shoppings.

Neste ano o setor que despontou foi o de perfumaria e cosméticos com vendas até 10% maiores que o natal passado. Já os eletrônicos e eletrodomésticos cresceram em 4% se comparado a 2012.

No período de Natal a quantidade de compras realizadas via web aumentaram em 20%, chegando a 35,54 milhões. Sobre a contratação de temporários para o Natal de 2013 houve um aumento de 5% nos funcionários, onde 20% destes podem ser efetivados, gerando 27 mil novos colaboradores.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online