Home » Sociedade, Todas as notícias » Taboão celebra ‘Dia da Consciência Negra’ com diversos eventos e missa

Taboão celebra ‘Dia da Consciência Negra’ com diversos eventos e missa

Por Allan dos Reis e Williana Lascaleia, no Centro de Taboão da Serra

O município de Taboão da Serra celebrou o ‘Dia da Consciência Negra’, que não é feriado e não teve ponto facultativo decretado no município, com uma série de atividades que se estenderam durante todo o dia 20 de novembro. Exposição, música, missa e a escolha da ‘Miss Afro’ 2013 agitaram o dia.

As atividades começaram com um café da manhã no Cemur, que também foi palco da maioria das atividades. Uma exposição com grandes expoentes negros do Brasil e do Mundo, do artista Júlio Turin, como o músico Gilberto Gil, o esportista Pelé, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, entre tantos. A outra exposição foi de roupas trazidas de Gana, país do continente africano, pelo ganês Gabriel Kofi.

Teve também apresentações musicais com o grupo ‘Além do Som’ e ‘Banda Glep’. A batalha de MC’s ficou por conta do Expressão nas Ruas, que emendaram com algumas músicas de Hip-Hop. Teve ainda o projeto Magia Samba Rock e o grupo afro Éres do Ébano.

“É uma data importante que os afrodescendentes comemoram o seu dia e são pessoas que tiveram uma historia muito grande na nossa sociedade. Você tem que marcar essas datas. Sou favorável a eventos como esses”, diz o prefeito Fernando Fernandes.

Também participaram de parte da celebração o vice-prefeito Laércio Lopes e sua esposa Vilma Lopes, os vereadores Carlinhos do Leme (PP), Eduardo Nóbrega (PR) e Joice Silva (PTB). A festa terminou com o concurso da miss afro.

Prefeito Fernando Fernandes e o coordenador da Cepir Sousa Santos no Cemur

Prefeito Fernando Fernandes e o coordenador da Cepir Sousa Santos no Cemur

2014: PONTO FACULTATIVO

Com exceção da Câmara que decretou ponto facultativo, o expediente em todo município foi normal. Fernando Fernandes deu a mesma justificativa para não decretar ponto facultativo no Dia de Santa Terezinha, em outubro, e disse que “ não faz sentido fazer mutirão da saúde e no meio da semana dar o ponto facultativo porque iria atrasar ainda mais as consultas”.

Porém, para 2014 a promessa é outra. “Vamos respeitar [e dar] o ponto facultativo. Agora precisamos estar com a cidade andando direito”, diz Fernandes.

VITOR DA TRINDADE:  CRITICAS A PREFEITURA POR FALTA DE APOIO

O respeitado músico Vitor da Trindade, neto de Solano Trindade, não gostou quase nada do que viu nas comemorações do 20 de novembro em Taboão da Serra. Para ele, que tem grande respeito dos militantes, o evento “foi ofensivo” pela falta de apoio efetivo da prefeitura de Taboão e pelas fotos apresentadas na missa no Santuário Santa Terezinha.

“Considerei desrespeitoso na missa que eu assisti as fotos que colocaram, que nenhum dos negros colocados nas fotos eram negros de destaque. Eram só situações de escravismos e situações que já estão no passado, que são importantes para se lembrar hoje, mas não são a nossa única história. Nós não somos descendentes de escravos. Nós somos descendentes de pessoas que foram escravizadas”, criticou.

Vitor da Trindade se diz "ofendido" e pede apoio efetivo a prefeitura para realização do 'Dia da Consciência Negra'. Ao seu lado, o secretário da cultura Ali Sati.

Vitor da Trindade se diz “ofendido” com evento e pede apoio efetivo da prefeitura para realização do ‘Dia da Consciência Negra’. Ao seu lado, o secretário da cultura Ali Sati.

Em seguida, ele criticou falta a administração municipal. “Eu não estou responsabilizando totalmente os militantes que criaram o evento. Estou responsabilizando a prefeitura [de Taboão]  porque eu acho que tinha que ter um apoio de verdade. Não é um apoio simbólico. Nós não estamos começando agora. A situação [financeira] da prefeitura a gente sabe, que está investindo na saúde e na educação que está mais precária. Mas não se pode fingir. Ou você faz ou não faz”, completou Trindade.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online