Home » Sociedade, Todas as notícias » Taboão celebra Dia Mundial do Rim com ‘rolezinho’ e orientações no shopping

Taboão celebra Dia Mundial do Rim com ‘rolezinho’ e orientações no shopping

Por Williana Lascaleia, direto do Shopping Taboão

Nesta quinta-feira, dia 13, aconteceu no Shopping Taboão, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Taboão da Serra e o Instituo de Nefrologia e Diálise, INEDE, o “rolezinho” do Dia Mundial do Rim. O evento teve como objetivo orientar as pessoas sobre a importância da prevenção das doenças que acometem este órgão.

Taboão celebra 'Dia Mundial do Rim' com atividade no shopping

Taboão celebra ‘Dia Mundial do Rim’ com atividade no shopping

Em todo o país há cerca de 110 mil pessoas fazendo hemodiálise. Já no município há cerca de 200 pacientes fazendo o mesmo tratamento. O uso de antiinflamatórios prejudica, e muito, o funcionamento dos rins, por isso não se deve tomar medicação sem prescrição médica.

“A doença renal crônica não tem cura. Ela é progressiva e hoje em dia vem aumentando em números alarmantes e leva a doença renal crônica terminal que o paciente precisa fazer hemodiálise”, afirma a Dr. Gelba Almeida Pinto, médica nefrologista da INEDE, que completa para que as pessoas “nunca utilizar medicação sem orientação médica“ [principalmente antiinflamatórios].

Os participantes puderam aferir a pressão, fazer uma avaliação nutricional, medir a circunferência abdominal, além de orientação de cuidados e prevenção sobre a doença renal crônica. Os agentes de saúde deram um “rolezinho” no shopping para convidar as pessoas para a ação.

O estande foi montado na entrada do Shopping e agentes de saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas e um profissional de educação física alertaram a população sobre a importância de descobrir a doença cedo e prestar a atenção nos sinais do corpo.

“Eu já tive pedras nos rins e eu sei como é difícil. Vim aqui para fazer um check-up. É muito importante fazer, mas muitos não se importam e só se preocupam com o problema quando já estão causando dor, sangramentos. É bom estar a par da saúde” diz Denise Ferreira, do Jardim Maria Luiza.

A cada 10 pessoas 1 tem problemas nos rins. O principal controle da doença é feito com o controle do diabetes e aferir a pressão, já que ela acomete pessoas já com certa idade, mas pessoas mais jovens também podem ter problemas nos rins.

Para os que não puderam participar da ação no shopping poderá participar indo até a UBS mais próxima de sua residência durante todo o mês de março.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online