Home » Sociedade, Todas as notícias » Taboão comemora o Dia Mundial da Luta Contra a Hepatite e reforça a importância dos exames

Taboão comemora o Dia Mundial da Luta Contra a Hepatite e reforça a importância dos exames

Por João Back, da SeCom da PMTS

No dia 28 de julho foi comemorado o Dia Mundial da Luta Contra a Hepatite. A hepatite é uma doença grave e silenciosa que ataca o fígado e pode em sua fase avançada provocar cirrose, câncer e lesões no fígado, apontando para a necessidade de transplante.

Desde 2005, a clínica de DST e Hepatites Virais vem realizando diversos tratamentos para estes casos em Taboão da Serra. Atualmente, 36 pacientes estão em fase de receber alta do tratamento.

Teste de Hepatite C é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Clinica de DST/AIDS de Taboão da Serra (Foto: Vagner Hernandez / PMTS)

Teste de Hepatite C é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Clinica de DST/AIDS de Taboão da Serra (Foto: Vagner Hernandez / PMTS)

“Para a detecção da doença, são disponibilizados diagnósticos em todas as Unidades de Básicas de Saúde do município, e também na própria clínica, que realiza exames das 7h às 15h”, comentou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

O tratamento se inicia depois da análise de exames em consulta médica onde será planejado o tratamento. “O tratamento pode durar de três meses (com o advento de novas drogas) há dois anos, com mais cinco anos de acompanhamento, em visitas anuais dos pacientes”, explicou o gerente da clínica DST e Hepatites Virais de Taboão, Dr. Ricardo Moraes.

A Coordenadora do Programa de AIDS e Hepatites Virais, Dra. Iris Bandeira, segue de perto todos estes pacientes e comenta sobre o novo tratamento para a Hepatite C viabilizado pelo Ministério da Saúde. “Esse tratamento propõe uma forma menos sofrida, mais rápida e cujas respostas favoráveis demonstradas pelos estudos indicam um percentual de 98 % de resposta virológica sustentável, resultando na cura”, disse a coordenadora.

“Temos cerca de 50 pacientes aguardando esse novo tratamento e tanto eles quanto nossa equipe de profissionais da Clinica DST e Hepatites Virais estão otimistas com os resultados que iremos obter”, acrescentou Dra. Iris Bandeira.

Hepatites B e C

A transmissão das hepatites B e C podem ser sanguíneas, através de relações sexuais sem uso de preservativo com uma pessoa portadora do vírus, ou com objetos perfuro-cortantes contaminadas, tais como alicates de unhas, agulhas, ou lâminas, e também pode ocorrer durante a gravidez e a amamentação.

Para o diagnóstico de tais doenças, o mais recomendável é realizar exames de rotina solicitados em consulta médica regularmente para a detecção, por não haver sintomas comuns específicos da hepatite, já que estes podem se confundir com outras doenças.

SERVIÇO

Clínica DST e Hepatites Virais

Endereço: Rua Pedro Borba, N° 259, Jardim Maria Rosa

Telefone: 4135 3556

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online