Home » Esporte, Cultura e Lazer, Todas as notícias » Taboão cria sistema municipal de cultura e agora pode receber verbas federais

Taboão cria sistema municipal de cultura e agora pode receber verbas federais

Por Allan dos Reis, no Jardim Maria Rosa

Os artistas de Taboão da Serra lotaram o plenário da Câmara na noite desta terça-feira, dia 11, para acompanhar a votação do projeto de lei que cria o Fundo de Política Cultural do município, que também engloba o Fundo Municipal de Cultura. Com instrumentos musicais, fantasias, rostos pintados e muita alegria, todos comemoraram a aprovação por unanimidade. Em julho deve ser realizada a primeira conferência de cultura do município.

Artistas de Taboão da Serra lotam a Câmara para acompanhar votação de projeto que cria o Sistema Municipal de Cultural

Com a nova lei, o município está apto a receber verbas oriundas do Governo Federal e até mesmo de empresas. Para o secretário de cultura, Ali Sati, a data é histórica para o movimento cultural de Taboão da Serra.

Emocionado, Ali Sati comemora nova lei e agora luta por 1% do orçamento na cultura.

“Com esse projeto a gente vai poder dar condições para os artistas trabalharem. Não é só dinheiro do município. É dinheiro do Governo Federal também. Nunca mais a cultura em Taboão vai ser a mesma com esse projeto. O artista vai poder reivindicar o direito deles”, diz Sati.

Ele completa que esse foi apenas o primeiro passo. E agora a luta é para que a pasta receba 1% do orçamento [em 2013 seria algo em torno de R$ 6,5 mi]. “O primeiro passo foi a gente [conseguir] aprovar o projeto e esperar o prefeito Fernando Fernandes sancionar a lei. E agora é esperar o orçamento para cultura estimado em 1% [do orçamento]. Esse é um passo histórico”, destaca Ali Sati.

O diretor teatral Mário Pazini, do Espaço Clariô de Teatro, explica porque a nova lei será um avanço para cultura local. “No município a gente [artista] não é amparado por nenhum tipo de lei e nenhum tipo de fomento. Hoje existe a possibilidade de trazer dinheiro do Governo Federal para o município. (…) Parece muito vago, mas só nós artistas sabemos a importância disto se transformar em lei. Agora a gente tem um caminho para poder cobrar e um caminho para que a gente faça valer os nossos direitos. E que esse dinheiro fomente os grupos dentro do município”, afirma.

O início da votação começou com a leitura de um manifesto [LEIA AQUI]. E após a votação bradou o poeta: “Viva a Cultura”. E claro, em noite de vitória, não poderia ser diferente e os artistas comemoraram com muita música na porta da Câmara.

 Já curtiu o Taboão em Foco no Facebook?

2 Responses

  1. Luana disse:

    UM SECRETÁRIO QUE SAI DE UM PARTIDO PORQUE O PREFEITO PEDE OU PREFERE… NÃO É MUITO DE SE ACREDITAR NÃO MINHA GENTE…
    CADÊ A IDEOLOGIA?!

    É SÓ GENTE QUERENDO SE LOCUPLETAR, ISSO SIM!! SECRETARIS CHEIAS DE LIVRE NOMEADOS PARAQUEDISTAS… CABIDE DE EMPREGO ESSA PREFEITURA I-MO-RAL…

  2. Emilio disse:

    Foi muito bom lá, vocês poderiam publicar mais fotos, no facebook ou aqui mesmo por favor !! Obrigado.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online