Taboão da Serra completa 57 anos: sem festa e com velhos e novos problemas

Por Allan dos Reis, direto da redação

Nesta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, Taboão da Serra completa 57 anos de sua emancipação política-administrativa da cidade de Itapecerica da Serra. Porém, os seus 272.177 habitantes [estimativa de 2015 do IBGE] não tem muito a comemorar. Não fosse o feriado municipal, a data passaria despercebida já que a Prefeitura Municipal não organizou nenhum evento para celebrar o aniversário.

Vista aérea de Taboão da Serra, que completa 57 anos. (Foto: W. Raeder)
Vista aérea de Taboão da Serra, que completa 57 anos. (Foto: W. Raeder)

Com apenas 20 km², Taboão convive com problemas antigo e adiciona outros oriundos do crescimento desorganizado. As enchentes, que estão na história do município desde o início do século passado, voltaram com força após a canalização do Córrego Poá, que – ao invés de solução – virou um problema à parte da população.

Na saúde, a Prefeitura investe mais de 30% do orçamento, mas os problemas e as reclamações persistem. Demora no atendimento e falta de medicamentos são alguns desses problemas. Nas ruas, os carros andam em velocidade cada vez menor por causa do trânsito. O lazer se limita ao Parque das Hortênsias, que de zoológico se transformou praticamente em um viveiro.

A única festividade em Taboão da Serra aconteceu um dia antes com entrega de medalhas comemorativas.
A única festividade em Taboão da Serra aconteceu um dia antes com entrega de medalhas comemorativas e reuniu o prefeito e os vereadores.

O atual preito é Fernando Fernandes (PSDB), tendo como vice-prefeito Laércio Lopes (PTB), que foram eleitos nas eleições de 2012 com 60,05% dos votos válidos. Em outubro deste ano, eles devem disputar a reeleição. Já a Câmara Municipal, com 13 vereadores, é presidida por José Aparecido Alves (DEM). O orçamento previsto para 2016 é de R$ 719 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.