Home » Sociedade, Todas as notícias » Taboão da Serra completa 59 anos nesta segunda (19)

Taboão da Serra completa 59 anos nesta segunda (19)

Por Allan dos Reis, direto da redação

O município de Taboão da Serra completa nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, 59 anos de sua emancipação política-administrativa de Itapecerica da Serra realizada em 1959. Com apenas 20 km², a população estimada pelo IBGE são de 280 mil moradores.

Ao longo de quase seis décadas, Taboão da Serra passou por transformações importantes. Da fase rural, no início do século 20, com a chegada de imigrantes japoneses, que cultivavam verduras e criaram o Núcleo Agrícola da Taboão entre outras cooperativas. Décadas mais tarde chegaram nordestinos e mineiros.

Vista aérea de Taboão da Serra. (Foto: W. Raeder)

Vista aérea de Taboão da Serra. (Foto: W. Raeder)

Como o município é ‘cortado’ ao meio pela Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), que liga São Paulo a região sul e a países do Mercosul, Taboão da Serra teve importante polo industrial, que – ano a ano – vem diminuindo com a transferência ou fechamento delas, como a Niasi e a Toko.

Em contrapartida, os setores de serviços – com a construção de shoppings – e a construção civil – com a rápida verticalização – passaram a ser os maiores geradores de vagas de emprego no município.

Na política, Taboão da Serra é governada pelo prefeito Fernando Fernandes (PSDB), que exerce o quarto mandato [1997-2001, 2002-2005], [2013-2016] e [2017 em diante], tendo como seu vice-prefeito Laércio Lopes (sem partido). Na Câmara Municipal são 13 vereadores, tendo a presidência exercida pela vereadora Joice Silva (PTB).

Confira entrevista com autores de livro sobre Taboão da Serra.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online