Home » Sociedade, Todas as notícias » Taboão da Serra prepara Desfile Cívico de 7 de Setembro

Taboão da Serra prepara Desfile Cívico de 7 de Setembro

Por Vera Sampaio, da SeCom da PMTS

As escolas de Taboão da Serra já realizam os últimos preparativos para o Desfile Cívico de 7 de Setembro de 2014. O evento que acontece tradicionalmente na Avenida Fernando Fernandes, no Pirajuçara, terá as “Regiões do Brasil” como tema. A comissão organizadora da Prefeitura, formada pelas Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia, de Cultura e Turismo e de Comunicação, estima que 30 mil pessoas prestigiarão o evento.

Cinco mil alunos, das mais de 70 escolas e creches da Rede Municipal de ensino participarão do desfile. As unidades foram divididas em blocos e, cada um, representará uma das regiões do país.

Preparativos para o Desfile do 7 de Setembro já estão acontecendo nas Escolas Municipais. (Foto: Vagner Hernandez / PMTS)

Preparativos para o Desfile do 7 de Setembro já estão acontecendo nas Escolas Municipais. (Foto: Vagner Hernandez / PMTS)

As escolas de Ensino Básico e Fundamental (EMEBs e EMEFs) apresentarão à população parte das belezas e diversidades da fauna, flora e cultura dos estados brasileiros. Já as escolas de Educação Infantil (EMIs), mostrarão a influência das Regiões do Brasil em Taboão da Serra.

O Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual e Auditivo (CIADEVA), por exemplo, ficou incumbido de apresentar a riqueza cultural do Nordeste, em especial do estado de Pernambuco. Com cangaceiros e Bonecos de Olinda, 50 alunos do CIADEVA homenagearão o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e a influência do músico para a criação do forró universitário, além da Dança do Cavalo-Marinho, típica no estado.

Para a diretora da escola, Márcia de Jesus, a participação dos alunos no desfile é essencial, pois é uma forma de dar visibilidade aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no CIADEVA. “Estamos muito felizes por participar e mostrar parte daquilo que os alunos aprendem aqui. Além disto, é uma maneira de mostrar para Taboão da Serra que existem alunos de inclusão e que eles são tão capazes quanto qualquer outro aluno”, afirma.

Márcia também explica que o tema “Regiões do Brasil” foi explorado de diversas maneiras na escola. “Desenvolvemos um forte trabalho pedagógico por trás do assunto. Além de conhecer um pouco mais sobre a cultura e tradições da região Nordeste, os alunos aprenderam novos sinais em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais)”, explica.

Além das escolas municipais, também participarão do desfile a Guarda Civil Municipal, o Centro de Reabilitação Social Renato Phillipe Hanai Mendes (CRS Jardim Vitória), artistas, dançarinos e músicos ligados a Secretaria de Cultura e Turismo, além da Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Águia e da Banda Racional Universo em Desencanto.

SERVIÇO: 

Desfile Cívico 2014 – “Regiões do Brasil”

7 de setembro, às 9h.

Avenida Fernando Fernandes, s/n, Pirajuçara, Taboão da Serra

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online