Home » Esporte, Cultura e Lazer, Todas as notícias » Taboão da Serra realiza Conferência Municipal de Cultura neste sábado (10)

Taboão da Serra realiza Conferência Municipal de Cultura neste sábado (10)

Por Allan dos Reis, da Redação

A Secretaria de Cultura de Taboão da Serra realiza no sábado, dia 10, a 3ª Conferência Municipal de Cultura a partir das 8 horas, no Cemur, localizado na região central. Esse é o segundo passo para que a cidade possa aderir ao Sistema Nacional de Cultura e tenha a possibilidade de receber verbas oriundas do Governo Federal. Em Junho deste ano a Câmara já havia aprovado a lei que criou o Fundo de Política Cultural e o Fundo Municipal de Cultura.

O secretário de cultura Ali Sati explica que a conferência é a base para escolher os caminhos da cultura local. Com a adesão ao sistema nacional, ele acredita que Taboão terá uma cultura além das aulas oferecidas pela prefeitura.

“A conferência vai ditar os caminhos que a cultura vai seguir na cidade e para aderir ao sistema nacional de cultura temos que seguir esse rito [da conferência]. A gente vai trabalhar a cultura de uma forma geral. Existia a cultura de gabinete, que só dava cursos e fazia eventos festivos. Mas isso é pequeno para a demanda da cidade. A cultura não pode ficar fechada no Liceu [de Artes]”, diz Sati.

Artistas de Taboão da Serra em uma das discussões para realização da Conferência Municipal de Cultura. (Foto: Allan dos Reis)

Artistas de Taboão da Serra em uma das discussões para realização da Conferência Municipal de Cultura. (Foto: Allan dos Reis)

Criado no início deste ano, o Fórum Permanente de Cultura se reuniu mais uma vez na última segunda (5) e já realizou uma prévia de como será feita a conferência, que será divida em quatro eixos temáticos e em cada um deles haverá outras divisões. Também serão eleitos alguns delegados.

“No município a gente [artista] não é amparado por nenhum tipo de lei e nenhum tipo de fomento. Hoje existe a possibilidade de trazer dinheiro do Governo Federal para o município. (…) Parece muito vago, mas só nós artistas sabemos a importância disto se transformar em lei. Agora a gente tem um caminho para poder cobrar e um caminho para que a gente faça valer os nossos direitos. E que esse dinheiro fomente os grupos dentro do município”, disse o diretor teatral Mário Pazini em Junho após votação da lei.

Convite Conferência de Cultura

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online