Taboão é finalista do Prêmio “Municípios que Fazem Render Mais”, da Fiesp/FGV

Taboão da Serra está entre os 13 municípios pré-finalistas do Prêmio “Municípios que Fazem Render Mais”, em sua categoria, compreendida entre 50.001 e 250 mil habitantes. Se inscreveram ao prêmio um total de 74 municípios.

O Comitê Técnico responsável pela primeira etapa do processo de premiação selecionou um total de 32 municípios pré-finalistas entre os concorrentes ao Prêmio “Municípios que Fazem Render Mais” no seu primeiro ano de realização no Estado de São Paulo.

Paulo Skaf, da Fiesp. (Foto: Divulgação / PMTS)
Paulo Skaf, da Fiesp. (Foto: Divulgação / PMTS)

O Prêmio é uma parceria entre a Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e objetiva identificar e disseminar os esforços voltados à melhoria da capacidade de planejamento e gestão, à democratização, e à prestação de serviços de qualidade aos cidadãos, entre outros objetivos, de forma a conferir reconhecimento às prefeituras do Estado de São Paulo que vêm desenvolvendo boas práticas de gestão pública.


“Queremos valorizar as iniciativas que dão resultado positivo e consequente retorno à população das cidades”, afirma o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

Taboão da Serra vem apresentando índices crescentes que demonstram o desenvolvimento da cidade. Recentemente o Centro Brasileiro de Informação e Marketing Empresarial realizou o II Encontro Nacional de Empregabilidade na cidade de Curitiba-PR no CIETEP-FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), onde Taboão foi premiada por ter avançado seu índice de empregabilidade em 9.04%, segundo dados do CAGED 2010, do Ministério do Trabalho e Empregos.

O índice foi obtido em comparação ao mesmo período de 2009. Além disso, o constante trabalho da Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, tem reinserido centenas de taboanenses e até pessoas dos municípios vizinhos nos postos de trabalho existentes nas empresas da cidade e região.

“Em Taboão da Serra nossa maior obra é cuidar das pessoas, pois as pessoas são o nosso maior bem”, afirma o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias.

Comitê Julgador

Sob a coordenação do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da FGV-EAESP, o trabalho de escolha do Comitê Técnico composto por especialistas em gestão pública foi realizado a partir da análise dos questionários de informações respondidos pelos 74 municípios inscritos, e considerou o conjunto de dimensões consideradas nesta edição do Prêmio: sustentabilidade (capacidade de institucionalização), transparência, participação popular, contribuição para o desenvolvimento local, custeio e qualidade do investimento, e responsabilidade fiscal e social. Para subsidiar o processo, um amplo conjunto de indicadores públicos relacionados às realidades econômica, social e de gestão municipal foi também utilizado.


“Preparamos o material de nossa cidade com muito carinho, a fim de mostrarmos todas as ações da Prefeitura para fomentar o crescimento da economia local, possibilitando uma qualidade de vida melhor para as pessoas”, afirma Jacira Moreti, secretária de Desenvolvimento.

Por Ricardo Vaz

da ASCOM Taboão da Serra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.