Home » Sociedade, Todas as notícias » Taboão recebe a carreta da mamografia; exames podem ser agendados no local

Taboão recebe a carreta da mamografia; exames podem ser agendados no local

Por Allan dos Reis, na região central

A carreta da mamografia do Governo do Estado de São Paulo vai ficar em Taboão da Serra durante 30 dias. Equipada com mamógrafos e ultrassom, as mulheres do município e de toda região podem efetuar exames preventivos para detectar a doença, que é o tipo de câncer mais letal nas mulheres do país. Ao todo devem ser atendidas 1,2 mil mulheres. O agendamento é feito diretamente na Praça Nicola Vivilechio.

Prefeito Fernando Fernandes agradece ao secretário estadual de saúde David Uip, ao lado da Analice Fernandes, pela carreta da mamografia

Prefeito Fernando Fernandes agradece ao secretário estadual de saúde David Uip, ao lado da Analice Fernandes, pela carreta da mamografia

O secretário estadual de saúde, David Uip, participou da cerimônia que também teve a presença do prefeito Fernando Fernandes, da primeira-dama e deputada estadual Analice Fernandes, de diversos vereadores e secretários municipais. Apesar de ter a presença anunciada pela prefeitura, o governador Geraldo Alckmin não participou da cerimônia.

“O objetivo maior é propiciar as mulheres o acesso fácil e desburocratizado para o diagnóstico precoce da doença”, diz Uip. Ele também anunciou que em breve deve iniciar em Taboão o programa “Filho que ama leva o pai ao AME”.

Marly Fretitas marca a consulta de mamografia na carreta da saúde.

Marly Fretitas marca a consulta de mamografia na carreta da saúde.

A moradora do Pirajuçara, Marly Freitas de Campos, 67 anos, foi uma das primeiras a agendar o exame na carreta. “Ligaram porque eu estava na fila de espera da mamografia e que estavam agendando para eu vir até aqui hoje. Eu faço anualmente porque ai fico despreocupada. A gente quer é saber se está tudo bem”, conta.

A deputada Analice ressaltou os investimentos do governo estadual em toda região e diz que “ter aqui a carreta em Taboão é um privilégio. Essa ação integrada vai zerar a fila de 300 mulheres que aguardam para fazer a mamografia”, diz.

Já o prefeito Fernando Fernandes preferiu criticar o Ministério da Saúde, do Governo Federal, que até o momento não repassou os custeios referente a manutenção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inaugurada no final de 2013.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online