Home » Todas as notícias » Taboão terá campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo a partir de 04 de agosto

Taboão terá campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo a partir de 04 de agosto

Por Ricardo Vaz, da PMTS

A partir do dia 04 de agosto crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade devem ser vacinadas contra a poliomielite e sarampo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Taboão da Serra.

A Campanha de vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo termina dia 31 de agosto e terão dois dias “D”. Sábado (04), e dia (18), para alcançar a cobertura vacinal desejada.

Vacina contra a paralisia infantil e sarampo começam a ser aplicadas, a partir do dia 04 de agosto, nas crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

Vacina contra a paralisia infantil e sarampo começam a ser aplicadas, a partir do dia 04 de agosto, nas crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% do público alvo da campanha até o final de agosto. “Os pais e responsáveis precisam levar seus filhos para vacinar porque a pólio é uma doença sem tratamento e causa paralisia permanente e o sarampo é uma doença extremamente contagiosa que só pode ser prevenida pela vacina”, enfatizou a secretária de Saúde, Raquel Zaicaner.

A vacina oral contra a Poliomielite (VOP) induz boa imunidade e humoral com eficácia de 90% a 95% após a administração das três doses. A dose é contra indicada para crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna, que estão em tratamento com corticoides em doses elevadas ou submetidas a outras terapias imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia) ou crianças com reação anafilática em dose anterior.

É importante ressaltar que a vacina pode ser aplicada de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra e aos sábados durante a campanha. Os profissionais de saúde alertam os pais para comparecerem a UBS com a carteira de vacinação da criança.

A doença

A Poliomielite é causada pelo poleiros, que ataca as células nervosas no cérebro e na espinha dorsal, causando paralisia permanente em um a cada 200 casos. A infecção é transmitida por contato direto com partículas do vírus que são eliminadas pela garganta ou pelas fezes. Os sintomas incluem febre, mal-estar, dor de cabeça e, em alguns casos, paralisia. A melhor maneira de prevenir é a vacina.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível e extremamente contagiosa. Os sintomas são febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online