Prefeito Chico Brito recebe MPL e ouve reivindicações para o transporte regional

Por Williana Lascaleia, em Embu das Artes

Prefeito Chico Brito durante encontro com integrantes do MPL

O Presidente do Conisud, Chico Brito, recebeu nesta quarta-feira, dia 17, manifestantes do Movimento Vem Pra Rua Taboão, MPL Embu e a Comissão Organizadora dos Atos de Itapecerica que pedem apoio dos prefeitos da região para que a Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) atenda suas reivindicações.

Eles querem a revogação de todos os aumentos ocorridos em 2013, abertura de todas as planilhas do transporte, congelamento das tarifas até 2016, tarifa zero, metrô para mais cidades da região e o bilhete metropolitano integrado, a principal reivindicação da reunião.

Segundo o representante do MPL EMBU, Victor Rocha, o problema “é político, não é problema técnico” e que a primeira prefeitura a disponibilizar as planilhas do transporte foi a de Taboão da Serra.  A planilha de Embu será disponibilizada dentro de 15 dias.

Chico Brito, que também é Prefeito de Embu das Artes, afirma que nas reuniões da Câmara Técnica de Transporte e Mobilidade a “discussão é esta”, se referindo ao transporte e afirma que se não tiver uma pressão, o bilhete único não sai do papel devido às pressões das empresas de transporte que operam o sistema.

Brito diz que se dependesse somente dos prefeitos da região a integração já existiria, mas “tem que ter autorização do governo do Estado”.

Será feito um oficio solicitando reunião com o presidente da EMTU, o secretário estadual de transportes Jurandir Fernandes. No dia 25, as reivindicações serão apresentadas aos outros prefeitos do consórcio.

Durante a reunião um grupo de manifestantes protestou com megafone do lado de fora. O prefeito ainda teve reunião de trabalho com o prefeito de Embu-Guaçu Clodoaldo Leite e representantes das câmaras técnicas do Conisud para discutir sobre saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.