Home » Política, Todas as notícias » TRE promete plantão de cartórios eleitorais neste sábado (5)

TRE promete plantão de cartórios eleitorais neste sábado (5)

Da Redação*

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo anunciou que todos os cartórios eleitorais do Estado, que inclui Taboão da Serra, vão abrir neste sábado, dia 5, em regime de plantão. A data é o último dia para filiação partidária e para o alistamento ou transferência de títulos visando às eleições de 2014. Ao todo são 425 cartórios. Até o início da manhã desta quinta (3), os funcionários do cartório do município não haviam sido avisados.

Os dois cartórios eleitorais de Taboão da Serra devem abrir neste sábado (5). (Foto: Arquivo)

Os dois cartórios eleitorais de Taboão da Serra devem abrir neste sábado (5). (Foto: Arquivo)

Segundo a legislação eleitoral, para concorrer às eleições, aqueles que pretendem ser candidatos devem ter domicílio eleitoral na respectiva circunscrição, pelo menos, um ano antes da eleição e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo. A filiação se dá em âmbito partidário e as listas com a relação de todos os filiados são enviadas pelos partidos à Justiça Eleitoral, na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano, com a data de filiação, o número dos títulos eleitorais e das seções em que estão inscritos.

O dia 5  é, ainda, a data até a qual todos os partidos políticos que pretendam participar das eleições devem ter obtido registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno das Eleições 2014 será no dia 5 de outubro e o segundo, se houver, no dia 26 do mesmo mês.

Confira o endereço dos cartórios de Taboão da Serra

* com informações do TRE

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online