Home » Esporte, Cultura e Lazer, Todas as notícias » Treme Terra agita MASP com espetáculo ‘Terreiro Urbano’; hoje (25) tem nova apresentação

Treme Terra agita MASP com espetáculo ‘Terreiro Urbano’; hoje (25) tem nova apresentação

Por Allan dos Reis, na Avenida Paulista, em São Paulo

O Treme Terra apresentou na noite desta quarta-feira, dia 24, o espetáculo ‘Terreiro Urbano’ no grande auditório do MASP, na Avenida Paulista, em São Paulo. Nesta quinta (25), o grupo se apresenta novamente às 20h. Os ingressos custam R$ 20 e estudantes pagam meia-entrada. A apresentação tem a participação especial do Z’África Brasil e do Quinteto Abana.

O espetáculo é uma pesquisa sobre a cultura afro-brasileira e reúnem no palco música, canto e danças, sobretudo os extraídos dos rituais dos terreiros de candomblés.

Espetáculo 'Terreiro Urbano' no MASP em São Paulo. (Foto: Divulgação)

Para o músico Nasi, ex-vocalista da banda de rock Ira!, que assistiu o espetáculo na quarta, o Treme Terra “fez um belo espetáculo” e também pediu mais apresentações como essas em São Paulo. “É muito bom assistir em São Paulo espetáculos como esses aqui no centro financeiro de São Paulo [Avenida Paulista]. O grupo também conseguiu traduzir com maestria a rota dos orixás”, afirma.

O diretor do grupo, João Nascimento, diz que “a ideia não é representar o terreiro tradicional no palco da forma como ele é feito em seus rituais sacros, mas sim, criar uma releitura desta manifestação, um caleidoscópio da cultura afro-brasileira a partir da mitologia dos orixás, seus cantos e movimentações”, diz.

Nascido no ano de 2006, no Morro Do Querosene — bairro paulista com forte tradição cultural como as festas do Bumba-meu-boi, Rodas de Capoeira e Cosme e Damião — o grupo Treme Terra trabalha na valorização e difusão da cultura afro-brasileira por meio de oficinas de formação artística, voltadas para jovens. Em sua sede, hoje localizada no Rio Pequeno, bairro da periferia de São Paulo, são oferecidas oficinas gratuitas para a comunidade local e a partir destas atividades é formada uma companhia de dança e música que cria um espaço de vivência e produção artística propiciando um ambiente democrático de troca e integração sócio-cultural.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online