Home » Região, Todas as notícias » Vereador de Embu das Artes promove seminário de políticas públicas para juventude nesta quinta (14)

Vereador de Embu das Artes promove seminário de políticas públicas para juventude nesta quinta (14)

Da Assessoria de Imprensa da CMETEA

O vereador João Leite (PT), de Embu das Artes, realiza nesta quinta-feira, dia 14, às 19h30, o seminário “Políticas Públicas para a Juventude”. O plenário da Câmara deve receber 250 alunos do ensino médio para ouvir e debater com palestrantes sobre educação, emprego, esporte e lazer. Participarão alunos das escolas estaduais Irmã Iria Kunz (Presidente Kennedy), Jardim da Luz, Odete Maria de Freitas (Santo Eduardo), Nelson Junior e Paulo Chagas (Jardim São Marcos).

João Leito com jovens por cursinho em Março de 2011. (Foto: Divulgação )

Os palestrantes serão Rubens Xavier Martins, ex-secretário de Esporte e Lazer de Diadema; professora Ângela Ribeiro, mestre em língua portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP; e Carlos Zarattini, deputado federal, criador da tarifa social da energia elétrica e do bilhete único. O seminário é aberto ao público. João Leite é autor da indicação pela criação do cursinho pré-vestibular gratuito na cidade, iniciado em setembro de 2011.

No encontro, 23 dos 54 alunos que passaram nas universidades públicas após cursarem o cursinho receberão certificados de honra ao mérito pela conquista. Segundo João Leite, o cursinho, ao ser iniciado, recebeu 185 inscritos e teve 17 aprovados em universidades públicas. Em março de 2012, foram 600 inscritos para 240 vagas, 22 alunos foram aprovados em universidades com vestibular no meio do ano e 32 passaram nas provas do final do ano.

“Esses alunos entraram em universidades como USP, Unesp, Unicamp, Fatec e federais do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), e estão de parabéns, porque souberam agarrar a oportunidade promovida pelo poder público municipal e estudaram”, afirmou João Leite, destacando a mudança que esses cursos superiores poderão fazer na vida desses jovens e lembrando que o objetivo é garantir o acesso deles a cursos gratuitos de qualidade.

“Entre os aprovados, também tem alunos com bolsa 100% do Prouni [Programa federal “Universidade para Todos”]”, frisou. Com atuação destacada pelos direitos da juventude, João Leite propôs emenda ao orçamento municipal de 2011 para garantir recurso que possibilitou a criação do cursinho. Dados do IBGE 2000 apontavam a existência em Embu das Artes de 65.387 jovens, entre 15 e 29 anos, a maioria sem acesso à universidade.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online