Vereador de Embu das Artes promove seminário de políticas públicas para juventude nesta quinta (14)

Da Assessoria de Imprensa da CMETEA

O vereador João Leite (PT), de Embu das Artes, realiza nesta quinta-feira, dia 14, às 19h30, o seminário “Políticas Públicas para a Juventude”. O plenário da Câmara deve receber 250 alunos do ensino médio para ouvir e debater com palestrantes sobre educação, emprego, esporte e lazer. Participarão alunos das escolas estaduais Irmã Iria Kunz (Presidente Kennedy), Jardim da Luz, Odete Maria de Freitas (Santo Eduardo), Nelson Junior e Paulo Chagas (Jardim São Marcos).

João Leito com jovens por cursinho em Março de 2011. (Foto: Divulgação )

Os palestrantes serão Rubens Xavier Martins, ex-secretário de Esporte e Lazer de Diadema; professora Ângela Ribeiro, mestre em língua portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP; e Carlos Zarattini, deputado federal, criador da tarifa social da energia elétrica e do bilhete único. O seminário é aberto ao público. João Leite é autor da indicação pela criação do cursinho pré-vestibular gratuito na cidade, iniciado em setembro de 2011.

No encontro, 23 dos 54 alunos que passaram nas universidades públicas após cursarem o cursinho receberão certificados de honra ao mérito pela conquista. Segundo João Leite, o cursinho, ao ser iniciado, recebeu 185 inscritos e teve 17 aprovados em universidades públicas. Em março de 2012, foram 600 inscritos para 240 vagas, 22 alunos foram aprovados em universidades com vestibular no meio do ano e 32 passaram nas provas do final do ano.

“Esses alunos entraram em universidades como USP, Unesp, Unicamp, Fatec e federais do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), e estão de parabéns, porque souberam agarrar a oportunidade promovida pelo poder público municipal e estudaram”, afirmou João Leite, destacando a mudança que esses cursos superiores poderão fazer na vida desses jovens e lembrando que o objetivo é garantir o acesso deles a cursos gratuitos de qualidade.

“Entre os aprovados, também tem alunos com bolsa 100% do Prouni [Programa federal “Universidade para Todos”]”, frisou. Com atuação destacada pelos direitos da juventude, João Leite propôs emenda ao orçamento municipal de 2011 para garantir recurso que possibilitou a criação do cursinho. Dados do IBGE 2000 apontavam a existência em Embu das Artes de 65.387 jovens, entre 15 e 29 anos, a maioria sem acesso à universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.