Home » Sociedade, Todas as notícias » Vítimas que tiveram carro furtado ou roubado terão dinheiro do IPVA de volta

Vítimas que tiveram carro furtado ou roubado terão dinheiro do IPVA de volta

Por Gilmar Júnior, direto da redação

A Secretaria da Fazenda vai devolver pouco mais de R$ 25 milhões a proprietários que tiveram seus veículos roubados ou furtados em 2014 no estado de São Paulo. O reembolso é referente à restituição proporcional do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e beneficia os proprietários que pagaram o imposto antes do crime ocorrer. O primeiro lote será liberado nesta quarta, 4. No ano passado, a SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) registrou 221.044 roubos e furtos em todo o estado. Em Taboão da Serra houve o registro de 1.514 ocorrências.

Distrito Policial onde são feitos os boletins de ocorrência de roubo em Taboão da Serra. (Foto: Arquivo)

Distrito Policial onde são feitos os boletins de ocorrência de roubo em Taboão da Serra. (Foto: Arquivo)

O reembolso é automático, pois os sistemas da SSP e do Detran-SP estão integrados ao da Fazenda. Portanto, não é necessária nenhuma solicitação por parte do contribuinte que tiver direito. No total serão creditadas diferenças relativas a 69.837 veículos, distribuídas em quatro lotes liberados nos meses de março e abril.

Em situação em que o dono do veículo tiver sido assaltado em fevereiro com o IPVA já quitado em seu valor integral, ele terá o direito de solicitar o valor equivalente do mês de março até dezembro. Mas para tanto, o proprietário deve ter em mãos o boletim de ocorrência. O contribuinte que estiver inadimplente não poderá resgatar o valor enquanto houver a pendência, como, por exemplo, débitos de IPVA de outro veículo de sua propriedade.

Os valores ficarão à disposição do proprietário no Banco do Brasil durante dois anos e obedecerão ao calendário de restituição de acordo com a tabela abaixo. Após esse prazo, a restituição deverá ser solicitada na Secretaria da Fazenda.

Ocorrência – Data da Liberação

1º trimestre de 2014 – 04/03/2015

2º trimestre de 2014 – 18/03/2015

3º trimestre de 2014 – 01/04/2015

4º trimestre de 2014 – 15/04/2015

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online