Home » Esporte, Cultura e Lazer » Você sabia? Taboão tem o melhor jogador de xadrez cego de São Paulo

Você sabia? Taboão tem o melhor jogador de xadrez cego de São Paulo

Da redação do Taboão em Foco, com informações da CPTS

Renato Barbosa de Almeida, de 21 anos, morador do Jardim Saint Moritz, é um dos melhores atletas de Taboão da Serra, na atualidade. Portador de deficiência visual e auditiva, o jovem conseguiu colocar a cidade no topo da lista paulista de Xadrez para Cegos. Ele frequenta o Ciadeva (Centro de Apoio e Integração ao Deficiente Visual e Auditiva), onde participa de inúmeras atividades, como aulas de dança e artesanato.

Xadrez

Renato Barbosa de Almeida é o melhor enxadrista cego do estado de São Paulo (Assessoria de Imprensa)

Aparentemente tímido, Renato coleciona uma grande quantidade de feitos, representados por suas medalhas e troféus. Uma das últimas conquistas foi o Prêmio Fabiana Sugimori, que homenageia os melhores atletas do ano de 2015. A entrega da medalha aconteceu em Taubaté, durante a abertura oficial dos VI Jogos Paulista de Desporto Para Cegos.

Nascido na Bahia, Renato ficou cegos aos dois anos de idade, porém a deficiência nunca foi uma barreira. “Já tentei de tudo: karatê, judô, goalball (futebol para cego). Agora quero fazer natação e cursar Tecnologia da Informação”, disse. Quando questionado sobre o xadrez, ele afirma que, no começo, sempre perdia as partidas. “Sempre ganhavam de mim. Até que em 2009 machuquei o braço e precisei ficar cinco meses em casa. Aproveitei para treinar e jogava muito pelo computador”, afirmou.

Desde então, raramente o enxadrista perde uma partida. “Renato é ótimo em exatas e principalmente em raciocínio lógico. Ele consegue memorizar todas as peças de xadrez e jogar sem tabuleiro”, declarou Josafá Ferreira da Costa, professor do CIADEVA.

Já a diretora Marcia de Jesus Temoteo, define que o jovem tem um futuro promissor no xadrez. “Inclusive já existem pessoas e instituições observando o trabalho de Renato para patrociná-lo”, disse. A Prefeitura de Taboão da Serra tem apoiado Renato e a equipe de goalball a participar das competições. Além de doar uniforme, a SEDUC pagou as passagens para as equipes participarem dos últimos torneios.

Serviço:

CIADEVA
Av. Brasil, 1146, Jardim América.
Telefone: (11) 4787-2814
ciadeva@taboaodaserra.sp.gov.br / ciadeva@educataboao.com.br

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online