Home » Sociedade, Todas as notícias » Volume do Sistema Cantareira se mantém em 11,7% pelo quarto dia seguido

Volume do Sistema Cantareira se mantém em 11,7% pelo quarto dia seguido

Por Gilmar Júnior, da redação

O nível de água armazenada no Sistema Cantareira registrou, nesta quinta-feira (4), 11,7%, segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Com isso, o volume do principal reservatório do estado de São Paulo, que abastece parte da capital e municípios da grande São Paulo se estabilizou pelo quarto dia consecutivo. Taboão da Serra é abastecida pela represa do Guarapiranga, que tem 63%.

Sistema Cantareira  se mantém com 11,7% pelo quarto dia. (Foto: Divulgação / Sabesp)

Sistema Cantareira se mantém com 11,7% pelo quarto dia. (Foto: Divulgação / Sabesp)

Há um ano o Cantareira operava com 16,1%, isto é, sem contar com as duas cotas do volume morto. A primeira reserva técnica que começou a ser captada em maio de 2014 acrescentou mais de 182,5 bilhões de litros de água ao Sistema, um ganho de 18,5% no volume. Já a segunda etapa do volume morto utilizada em outubro do ano passado acrescentou 105,4 bilhões de litros de água e 10,7% ao volume armazenado. Ou seja, com os 11,7% registrados nesta quinta, frente aos 29,2% das duas cotas, o Sistema Cantareira ainda “deve” 17,5%, o que ainda torna a situação crítica para o reservatório.

Já os outros mananciais que prestam serviço a São Paulo também tiveram seus volumes atualizados. O Sistema Alto Tietê atingiu os 18,9%; Rio Claro, 38,5%; Alto Cotia, 40,7%; e Rio Grande, 85,4%.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online