Home » Política, Todas as notícias » Wanderley Bressan faz balanço positivo dos 100 dias como Secretário de Cultura de Taboão da Serra

Wanderley Bressan faz balanço positivo dos 100 dias como Secretário de Cultura de Taboão da Serra

Por Allan dos Reis, no Jardim Bom Tempo

Nomeado secretário de cultura de Taboão da Serra há 100 dias, Wanderley Bressan fez na manhã desta sexta-feira (24) um balanço “positivo” das ações realizadas nesse período, que vão da formação cultural com a Escola de Bailado e uma série de oficinas em espaços culturais descentralizados a contratação de novos professores para reforçarem a expansão da grade de cursos.

Wanderley Bressan fez um balanço dos 100 dias como secretário de cultura de Taboão da Serra.

Wanderley Bressan fez um balanço dos 100 dias como secretário de cultura de Taboão da Serra.

“Hoje é um dia simbólico para nós e quero agradecer a equipe porque a cultura tem profissionais valiosos. A cultura é contagiante e mexe com nossa afetividade. Foram 100 dias intensos, de muitos desafios. Foram 100 dias vitoriosos. Podemos devolver para cidade outra Secretaria de Cultura”, diz Bressan.

Ao longo do bate-papo e apresentação que fez aos jornalistas da região, o secretário destacou o aumento dos locais em que são oferecidas oficinas culturais, descentralizadas do espaço da Secretaria, e o consequente aumento do número de alunos beneficiados. Também destacou o aumento na agenda cultural do município.

Reforçou a importância da “transversalidade” da cultura “com todas as secretarias”, especialmente de educação e saúde.

Para o secretário, “a Arena Multiuso se consolidou como um complexo cultural e esportivo” com o oferecimento de oficinas culturais, que começaram por lá em julho. “Temos capacidade de atender mil alunos. Já estamos em cerca de 300”, disse. “A sociedade brasileira tem o hábito que se torna tranquilo viver sem cultura. E a gente precisa dar uma overdose de cultura para que percebam o quanto é positivo na formação pessoal e cidadã deles”, completou.

Bressan atribui conquistas ao esforço da equipe de trabalho da pasta.

Bressan atribui conquistas ao esforço da equipe de trabalho da pasta.

CONVÊNIO

A Prefeitura de Taboão da Serra assinou nesta semana o termo de colaboração com a Ong Músicos do Futuro para atender 460 alunos com aulas de instrumentos musicais de concerto ao custo de R$ 90 mil mensais.

COLETIVOS DE CULTURA

Ciente da necessidade de dialogar com os diversos coletivos de cultura de Taboão da Serra, Wanderley Bressan afirma que – no momento – não há possibilidade de criar ao que fomente esses artistas.

“Nosso compromisso é com o diálogo. É impossível fazer uma política pública com excelência se você não dialoga com esses coletivos. É meu papel ouvir o que eles têm a dizer, que são os produtores culturais. As portas estão abertas para encontrarmos alternativas aos problemas de financiamento. A demanda principal é para a gente executar o Fundo Municipal de Cultura e ter uma lei de fomento para os coletivos. Tenho uma relação muito sincera e não me comprometo com aquilo que não consigo executar”, diz Bressan.

E disse qual será o papel junto a eles. “A nossa estratégia é que seremos os interlocutores dos movimentos com a Secretaria de Estado da Cultura e com o Ministério da Cultura, que tem orçamento robusto. E tem política de fomentos dos coletivos”, completa.

Ao longo da conversa, o secretário – que completou 100 dias – falou de alguns projetos, que espera colocar em prática ao longo de sua gestão.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentario

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online