Por Samara Matos, na redação
Nesta sexta-feira (16), Embu-Guaçu atingiu a marca de 100% de bancários vacinados contra a covid-19. Resultado da ação do Sindicato junto às prefeituras dos 15 municípios que compõem sua base.
Contudo, além de Embu-Guaçu, as cidades de Barueri, Itapevi, Taboão da Serra e Cotia também atenderam à reivindicação do Sindicato. Sendo assim, estão vacinando bancários de faixas etárias mais baixas do que as preconizadas pelo calendário oficial de imunização do governo do Estado.
s bancários e os trabalhadores dos Correios foram incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. O anúncio foi feito nesta terça-feira (6) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao lado dos presidentes da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e dos Correios.
“Duas categorias muito importantes, a categoria dos bancários e a dos servidores de Correios e Telégrafos estão na linha de frente. São muito importantes”, afirmou Queiroga.
O ministro relatou que há cerca de três semanas os bancários e servidores dos Correios solicitaram ao ministério que fossem incluídos no grupo prioritário para imunização e entregaram relatórios detalhados sobre o adoecimento dos profissionais.
“Submeti ao Programa Nacional de Imunização, ao Conass [Conselho Nacional de Secretários de Saúde] e ao Conasem [Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde] e hoje tivemos uma posição definitiva do Programa Nacional de Imunização para que os servidores dos bancos e dos Correios fossem incluídos no rol de prioridades”, detalhou o ministro.
De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, o Plano Nacional de Operacionalização possui 28 grupos na fila de prioridade da vacinação contra a Covid-19. Desses, já foram distribuídas doses de vacinas para imunização de 27 categorias.