Por Allan dos Reis, no Parque Pinheiros
O 3º Fórum de Combate a Pedofilia em Taboão da Serra, organizado pelo vereador Cido (DEM), reuniu políticos, autoridades e a sociedade civil na noite desta quinta-feira, dia 9, no auditório da TaboãoPrev para discutir formas de evitar com que crianças e adolescentes sejam molestadas por adultos. Um dos principais alertas é que os casos de pedofilia acontecem dentro do seio familiar.
“O principal papel deste fórum é entender onde estão os pedófilos e como a gente faz para prevenir esses casos. Essa é a nossa principal arma”, destaca Cido, autor da lei que criou a Semana de Combate a Pedofilia em Taboão.
O Juiz da Vara da Infância e Juventude de Taboão da Serra, Guilherme Lopes Alves Lamas, esclarece que no Fórum de Taboão “existem cerca de 300 processos ou inquéritos relacionados a pedofilia, sendo que alguns desses ainda estão em andamento”, afirma. Esse tipo de crime geralmente são registrados como estupro de vulneráveis.
Para o publicitário Alisson Mendes lembrou que na era digital ficou muito mais fácil espalhar esse tipo de crime, que acontece geralmente através do facebook ou Whatsapp.
Também participaram da discussão representante do Conselho Tutelar do Município, da OAB de Taboão da Serra e representantes da secretaria de saúde que explicaram o papel de cada um deles para evitar e elucidar casos assim. Representante da polícia civil e da sociedade civil também estavam no encontro.