Na quarta-feira, dia 18, os motoristas de Taboão da Serra puderam verificar a quantidade de poluentes que os seus automóveis emitem. O teste, realizado em parceria entre a Rádio Bandeirantes e a MTE-Thomson, mostra que 30% dos veículos inspecionados seriam reprovados caso a “Inspenção Veicular Obrigatória” fosse obrigatória no município. Foram vistoriados 65 carros.
Por enquanto, só a cidade de São Paulo realiza a inspeção no Estado. Os veículos são obrigados a seguir padrões de emissões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).
Segundo pesquisas do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP, estima-se que cerca de 10% das mortes de idosos, 7% da mortandade infantil e de 15 a 20% das internações de crianças por doenças respiratórias estejam relacionadas com as variações da poluição atmosférica. Em dias de grande contaminação do ar o risco de morte por doenças do pulmão e do coração aumenta em até 12%. Habitantes de São Paulo vivem em média um ano e meio a menos do que pessoas que moram em cidades de ar mais limpo.
Da Redação
Com informações da MTE-Thomson e da Prefeitura Municipal de São Paulo
Foto: Paula Skoretzky_divulgação