O Prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias (PSB), reuniu a imprensa na última terça-feira, dia 29 de Junho, e deu uma entrevista coletiva para falar sobre a viagem à cidade de Sundbyberg, na Suécia. Acompanhado pelos secretários municipais Ricardo Rezende (Obras e Infraestrutura) e Jacira Moretti (Desenvolvimento Econômico) e do líder do governo na câmara, vereador Paulo Félix (PSDB), o prefeito falou com a imprensa regional por 1h10m.
Confira alguns pontos importantes da coletiva:
Recepção
A Comitiva taboanense viajou no sábado (dia 29 de Maio), chegou no domingo (30) e o primeiro compromisso oficial aconteceu na manhã de segunda, dia 31. A partir daí foram dezenas de reuniões durante todo o período com empresários e representantes do governo local. Conheceram projetos, participaram de reuniões e o “ponto alto da viagem” foi à conferência sobre desenvolvimento sustentável onde o prefeito Dr. Evilásio foi um dos palestrantes. Outro ponto muito destacado foi a receptividade que a embaixada brasileira na Suécia deu à comitiva taboanense.
POSSÍVEIS ACORDOS
Educação: Taboão da Serra e Sundbyberg devem selar em breve um acordo de intercâmbio entre estudantes das duas cidades nos níveis de graduação e pós-graduação.
Resíduos Sólidos: Taboão da Serra vai abrir uma licitação pública internacional para recolhimento e tratamento dos resíduos sólidos. A expectativa é diminuir o custo com o lixo urbano e, se possível, conseguir aumentar a quantidade de lixo reciclável. Além disto, outra idéia é fazer com que o lixo seja transforme em energia.
“A princípio não mudaremos o sistema de coleta, só de tratamento. Mas encomendamos um projeto para a empresa sueca de qual seria o custo de implantar o sistema de coleta a vácuo, via tubulação em alguns bairros da cidade”, diz Rezende.
PPP: O prefeito quer construir o novo Centro Administrativo do município através de uma Parceria Público-Privada.
Família-Escola: O projeto de Interação Família-Escola chamou a atenção da administração sueca. Existe a possibilidade de ser implementada naquela cidade. A secretária de educação de Sundbyberg deve vir em breve a Taboão da Serra.
Capacitação e Obras: Escola do SENAI ainda não tem terreno
O prefeito Dr. Evilásio promete uma série de inaugurações a partir deste semestre em Taboão da Serra.
Até o final deste ano devem ser inaugurados a Unidade de Saúde do Jardim América/Intercap, a do Scandia/Panorama, O Centro de Zoonose, O Ginásio de Esportes do Pirajuçara, A Escola de Gastronomia, o Parque do Jardim Monte Alegre, O Parque do Inocoop e a Agência do INSS.
Até o fim de 2012, quando termina o mandato do prefeito, a prefeitura deve ganhar mais equipamentos públicos na área de educação e capacitação.
A Escola de Gastronomia deve ser entregue até dezembro.
Em 2011 o prefeito prometeu construir um prédio e repassar ao Governo do Estado para criar uma escola técnica (ETEC).
As obras do SENAC devem começar em breve. O projeto já está pronto.
Porém, o que preocupa é a festejada e prometida unidade do SENAI em Taboão. “Estou sendo cobrado pelo presidente do SENAI, Paulo Skaf, pelos terrenos que eu ainda não consegui por dificuldade fundiária para implantar aqui um SENAI e um SESI”. No fim do ano de 2009, o prefeito e o presidente da Fiesp visitaram o terreno aonde deveria ser construída a escola do SENAI.
Nos próximos meses também devem começar as obras de canalização dos córregos Ponte Alta e Poá, além de projetos de urbanização.
A Secretária Jacira afirmou que Taboão está empregando mais do que os outros municípios da região e que “no ano passado nós tivemos duas mil contratações formais”. Porém, os dados oficiais do Ministério do Trabalho contradizem tais afirmações.
No ano de 2009, Taboão criou 696 vagas com carteira assinada (sendo 22.631 admissões contra 21.935 demissões. É considerado com criação de emprego apenas o saldo). Já em 2010, assim como aconteceu em 2009, o município da região que mais gera empregos – com carteira assinada – é Embu. Até maio deste ano são 2.603 empregos formais em Embu contra 1.913 em Taboão.
Nova Secretaria?
Durante toda a coletiva de imprensa o prefeito taboanense ressaltou muito a importância de preservar o Meio Ambiente. Aproveitando o tema, o vereador Paulo Félix afirmou que vai propor a criação da Secretaria de Meio Ambiente, tese também defendida por outros vereadores. Porém, o prefeito não se mostrou favorável a mais uma secretaria.
“Se Taboão tivesse uma configuração geográfica e física como São Lourenço, Embu ou Itapecerica talvez justificasse. A questão ambiental em Taboão é mais a questão de legislação”, diz Evilásio.
Por Allan dos Reis
Foto da Comitiva_Divulgação