Por Adilson Oliveira, no Pirajuçara, Taboão da Serra
O 3º São João de Taboão da Serra atraiu 15 mil pessoas no sábado, dia 2, e deixou em quem prestigiou um “gosto de quero mais”. Com cinco grupos de forró para subir ao amplo palco, o Camisa Suada foi anunciado pelo prefeito Evilásio Farias (PSB) e levantou o público em show que fechou a primeira noite. “O São João de Taboão é o maior de São Paulo!”, ecoou o prefeito.
Muitos jovens, mas também famílias inteiras tomaram a praça Luiz Gonzaga, no Pirajuçara, para curtir a tradicional festa. “Por chegar no finalzinho, está muito legal, podia ficar um pouquinho até mais tarde, não é meia-noite ainda. Mas tem bastante segurança, gostei”, disse Silvio Adriano, 34, morador do Jardim Leme, em Taboão, que estava com a mulher e a filha de 8 anos.
A babá Silvana Godinho, 36, do Jardim Vitória, Taboão, que estava com três crianças, aprovou. “É a primeira vez que venho, tá bem legal, bem seguro”, disse. O encarregado de manutenção Cláudio Caetano, 40, morador de Embu, disse que a festa está melhor neste ano. “As barracas estão mais afastadas, tem mais espaço para o pessoal se divertir, não fica muito tumultuado”, observou.
Alimentos, bebidas e brincadeiras típicos são comercializados em barracas, parte delas recuada para rua lateral. O chão da praça, porém, ficou cheio de plástico, latas e garrafas. “É a maior festa de Taboão, está linda a decoração, mas não tem uma lixeira; para não mentir, tem uma na minha frente, mas está quebrada”, disse o produtor de filmes Bruno Silva, 25, de Embu.
Apenas o primeiro fim de semana – de cinco, neste ano –, outras cinco bandas se apresentam neste domingo – Negruti do Forró, Kassamina, Forró XapaKoko, Forrozão Chamas do Desejo, Rastapé. O bingo hoje vale uma máquina fotográfica digital. Na abertura, além de policiais militares, a festa teve a segurança a cargo de 15 guardas municipais – de 32 que estavam em serviço na noite de sábado.