Espera por mamografia em Taboão da Serra é menor que um mês, diz secretária de saúde

Por Allan dos Reis, no Centro

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taboão da Serra está realizando uma série de ações para alertar às mulheres a importância da prevenção do câncer de mama. Um dos pontos mais importantes é intensificar os exames de mamografia.

Segundo a secretária Raquel Zaicaner, o município tem sido ágil neste tipo de procedimento e as pacientes com suspeitas demoram menos de um mês entre o agendamento e a realização. Quanto mais rápido o diagnóstico, maior as chances de cura.

Secretária de saúde Raquel Zaicaner na abertura do Outubro Rosa em Taboão da Serra há poucos dias.
Secretária de saúde Raquel Zaicaner na abertura do Outubro Rosa em Taboão da Serra há poucos dias.

É importante desmitificar e mostrar que a doença pode ser curada. Cada vez mais aumenta o índice de cura. Quanto mais cedo tomarmos providencias, mais cedo conseguimos a cura com menor sequela.

“Em Taboão da Serra fazemos mamografia no município, conseguimos agenda no AME e no Hospital Geral do Pirajussara, que são estaduais. Com isso, a nossa espera para mamografia é menos de um mês. Isso é muito importante. Você ter um tempo ágil para fazer o exame”, afirma Raquel.

Ela explica que as UBS’s estão com um protocolo rígido para conseguir identificar as mulheres apresentam algum tipo de nódulo ao fazer o autoexame.

“Na hora do exame, quando o médico lauda a mamografia e enxerga algum risco de câncer de mama, existe um protocolo e fluxo rápido. Essa mulher não volta ao ginecologista que solicitou o exame. E já vai direto para o mastologista. E lá identificando o risco real e continuidade deste tratamento”, completa a secretária de saúde. O município firmou convênio com o Hospital São Cristóvão e com o Instituto do Câncer para realizar o tratamento.

A PARTIR DOS 40 ANOS

Apesar do Ministério da Saúde ter como política pública a mamografia às mulheres a partir dos 50 anos, a Prefeitura de Taboão da Serra, explica Raquel, entendeu a necessidade de antecipar os exames para quem chega aos 40 anos.

Fila para mamografia em Taboão da Serra é menor que um mês. (Foto: Reprodução)
Fila para mamografia em Taboão da Serra é menor que um mês. (Foto: Reprodução)

“O Ministério da Saúde preconiza que essa mamografia seja feita em mulheres de 50 a 69 anos. Aqui nós discutimos com o prefeito Fernando Fernandes, que é médico, e a deputada Analice Fernandes, que é enfermeira, e decidimos que a nossa população alvo é a partir dos 40 anos. Muitas vezes, se você olhar os indicadores do Ministério, você pode até identificar que Taboão não está cumprindo a meta de mamografia porque eles não contam como cumprimento de meta mulheres abaixo de 50 anos. Mas isso foi uma decisão nossa. E temos visto a importância de começar a fazer a partir de 40 anos”, encerrou Raquel Zaicaner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.