O Conselho do Negro de Taboão da Serra (Conegro) completou 6 anos na quarta-feira, dia 6 de Maio. Criado em 2004, o conselho reúne entidades que trabalham em prol do negro e serve como importante ferramenta para apontar as demandas relacionadas à população negra do município. Porém, desde a última eleição – ocorrida em outubro de 2009 – uma ação na justiça colocou o resultado da eleição subjúdice, impedindo a possa da nova diretoria.

O autor da ação na justiça é Osvaldo Teixeira, da ONG Tambolano, que também participou da eleição e acusa a atual diretoria do conselho de manipular o resultado das eleições. “Foi um jogo de cartas marcadas”, acusa. “Até pessoas de outras cidades participaram e foram eleitas para a nova diretoria”, diz Osvaldinho se referindo ao representante da APEOESP – subsede Taboão – que mora no município de Embu das Artes.
Outro motivo de crítica do autor da ação é que algumas das instituições que concorreram ao conselho não têm nenhum trabalho voltado ao negro no município.
Membro da primeira diretoria do conselho, Eugênio Custódio Neto, conhecido como Xandão, também critica a atuação do conselho no município.
“Fico chateado com essa situação, pois quando começamos tínhamos um ideal e hoje vejo que algumas pessoas não pensam assim. Tínhamos uma base e agora foi tudo abaixo”, lamenta Xandão.
Para exemplificar a sua critica ele lembra que no dia 13 de Maio – data oficial da abolição da escravatura -, assim como no aniversário de 6 anos do conselho, não houve nenhum evento para discussão ou reflexão. “Hoje, uma data para reflexão, e nada vai acontecer”, diz Xandão.

Já o presidente do Conegro, Hélvio Alaeste, que deve deixar o cargo assim que a nova diretoria for empossada, se defende e afirma que a eleição transcorreu sem nenhum tipo de anormalidade. “Nós tivemos uma eleição e entraram na justiça questionando o método que ela foi feita. Mas nós fizemos tudo da forma legal conforme manda o nosso estatuto”, diz Alaeste.
Enquanto a briga corre nos tribunais, a Coordenadora da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial de Taboão da Serra, Leila Dias, concorda que “a eleição não foi muito clara” e lamenta que o caso tenha chegado a esse ponto porque a coordenadoria necessita da ajuda do conselho.
“A coordenadoria precisa do Conegro. Para a questão racial é um prejuízo enorme porque ficamos sem uma perna que é a da sociedade. O conselho diz o que é bom e a coordenadoria implementa”, afirma Leila.
Algumas pessoas ouvidas pelo site Taboão em Foco afirmaram que se não houver acordo até o início da campanha eleitoral – que começa após a Copa – o Conegro pode voltar a funcionar oficialmente apenas em 2011, deixando um buraco em sua história.
Saiba mais:
O Conegro foi criado através da lei 1.525/2004 [ver aqui] sendo composto por 16 membros. Sendo 8 representantes das entidades negras organizadas e 8 indicados pelo poder executivo. O presidente do conselho é indicado pelo prefeito municipal.
Por Allan dos Reis
Foto do Osvaldinho – Blog Bar e Lanches Taboão
Notícia alterada dia 15/05 – às 18h13: Correção do nome da coordenadora e da coordenadoria
0 comentário em “Ação na justiça impede a posse da nova diretoria do Conegro”
Vida longa a Osvaldinho Teixeira.
Batuco pra ele no meu balcão imaginário o famoso samba que diz:
“Ai, só me fez dilacerar
Ver tanta gente se entregar
Mas não me conformei
Indo contra a Lei
Sei que não me arrependí”
Abraços dos colegas do blog Bar & Lanches Taboão.
Boa tarde,
Li a matéria e como Ex-Secretária deste Conselho concordo com as palavras do Presidente Hélvio.A eleição correu na maneira que rege a nossa lei(1525/2004). Convocamos as Entidades Civis via publicação no Diario Oficial deste Município.13(treze) Entidades se inscreveram e participaram de todo o processo.O motivo da impugnação desta eleição só pode ser pessoal. A entidade Tambolano participou de todo o processo. Votou e foi votada. Foi a única Entidade que questionou todo o processo. Como para ser candidato a presidente a entidade tem que está entre as oito eleitas. O Tambolano não pôde participar por que só teve 03(Três) votos. As Entidades não tem culpa se o Tambolano não soube fazer articulação.Quanto a pessoa de outra cidade a quem ele se refere pertence a entidade de Taboão da Serra ou seja APEOESP. Quantos Secretarios tem em Taboao de outra cidade? Para mim isto não é argumento.Quanto ao Xandão eu sinto muito se ele representa o governo.A coordenadora tinha que pensar nisto antes. Que o Conselho era uma perna da Copir pois quando ela assumiu esta Coordenadoria a postura era outra, e só agora que está totalmente sozinha é que se dá conta disto. Quando impugnou-se esta eleição automaticamente tirou o governo da jogada. Ela estava com tanta vontade de parar os trabalhos do Conselho que não pensou. Nós Sociedade Civil continuamos a trabalhar, infelizmente certas atitudes só são percebidas muito tarde. Agora eu espero que o Tambolano dê apoio a Copir visto que ambos questionaram a eleição.
Grata Rose
Olá Osvaldinho,
Fico muito preocupada com a falta de informação deste Município e também
de alguns jornalistas no que se refere a questão racial e muito mais
preocupada quando estes são negros e talvez nem se de conta disto.
Conseguem falar desta problemática como se não fosse algo que diga respeito
as suas próprias identidades.
Acredito que há uma grande ignorância quando falam de Conselho e misturam
com Coordenadoria, e por mais que se explique não separam, quando é
Igualdade e quando é focado num só seguimento.
Estas faculdades e Universidades, conseguem eliminar o conceito de etnia
dos alunos negros e afrodecendentes levando-os a acreditar que farão parte
do sistema, e que não acontecerá, as conclusões são medíocres e de pequeno
entendimento faz com que os projetos não avancem. Mas a esperança continua,
estamos lutando.
Beijos
Leila Dias
Coordenadora da Promoção da Igualdade Racial